Os veículos autônomos anunciam uma revolução na mobilidade: serão verdadeiros espaços vitais sobre rodas

Os veículos autônomos anunciam uma revolução na mobilidade ainda difícil de entender em toda sua potencialidade. Se eles cumprirem todas as suas promessas em termos de performance (não será mais preciso dirigir, logo não haverá mais necessidade de volante ou pedais) e de custo (comparável ou ligeiramente maior do que o de veículos convencionais), eles serão verdadeiros lugares para viver sobre rodas. Ultracustomizados, os novos veículos serão escritórios móveis, quadras esportivas, dormitórios, salas de video-games etc. Conectados à internet, seus ocupantes poderão aproveitar a possibilidade de navegar pelo mundo virtual enquanto permanecem em movimento no mundo real. Estes hiperlugares móveis vão mudar nosso modo de vida, se não por outra razão, pelo fato de que o tempo gasto em viagens não será, ao menos em parte, tempo desperdiçado.

Em um contexto nas quais a fronteira entre o móvel e o imóvel está desaparecendo, sumindo, é importante para um operador do transporte público e dos serviços móveis, como a Transdev, compreender como e porque poderemos viajar no futuro, para poder inventar e desenvolver soluções para o transporte – e modelos de negócio associados a elas. Há também outro objetivo: antecipar as consequências destas novas soluções nas várias regiões, para acompanhar as escolhas dos gestores públicos na transição e para desenvolver junto com eles os serviços que responderão da melhor forma possível aos desafios que vão surgir. Para isso, é preciso partir dos prováveis usos futuros dos veículos autônomos, que os trabalhos do IVM querem explorar, imaginar. Ao invés de começar com uma folha em branco, decidiu-se partir das atividades nômades, ambulantes, em movimento, já existentes ou que estão surgindo, e a partir delas, perguntar-se sobre as maneiras pelas quais elas podem evoluir e contribuir para a mobilidade da cidade do futuro.

 

YANN LERICHE

Traduzido do texto original. Yann Leriche é CEO da North America e líder do sistema de transportes autônomos na TRANSDEV.