Pedal Social é uma iniciativa da ONG Instituto Mobilidade Verde e consiste em emprestar bicicletas para pessoas que não podem pagar pelo transporte público. O sistema foi implantado em São Paulo há dois anos em função de resultado de uma pesquisa que mostrava que muitos dos moradores de rua ou de albergues, comunidades e cortiços, no centro da cidade, estavam ali por não ter como voltar para casa ou não aceitavam trabalhos por esta mesma razão de falta de recursos para o transporte.
Totalmente gratuito, o projeto é realizado em parceria com a comunidade. As bicicletas são doadas por pessoas físicas e pela iniciativa privada.
Para Lincoln Paiva, do Instituto Mobilidade Verde, receber a menção honra do Mobilidade Minuto é importante para a divulgação da iniciativa, o que é fundamental para aumentar o número de bicicletas para empréstimo. “O mais importante é que o reconhecimento também estimula outras organizações a desenvolverem projetos para melhoria da mobilidade urbana no país.”
O Instituto Mobilidade Verde retira as bicicletas nas residências ou empresas doadoras e desenvolve “workshops” com a comunidade para o conserto das mesmas. A gestão da bicicleta é realizada por parceiros locais.
Segundo os organizadores, iniciativa Pedal Social já beneficiou 400 pessoas. Para participar do projeto, o interessado deve se cadastrar pessoalmente na sede do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, no centro de São Paulo.