Outras facetas da mobilidade

A missão da Michelin é a de oferecer a cada um a melhor maneira de progredir. Por isso, a empresa está engajada em desenvolver novas formas de mobilidade, antecipar as mudanças e se transformar nessa direção. Paralelamente a isso, a Michelin está cada vez mais convencida da importância de trabalhar com ecossistemas, a fim de ter uma visão mais completa possível da questão da mobilidade. Já muito envolvido em um formato de trabalho mais colaborativo, como se percebe pelo impulso dado à criação do Movin’On Lab, o Departamento de Inovação e Estratégia deseja integrar uma comunidade da qual não fazia parte, para incorporar outros métodos e formas de agir.

Por tudo isso, a decisão de nos juntar à comunidade Hiperlugares Móveis, criada pelo IVM, foi muito natural.  Além de nos dar acesso a uma metodologia já estruturada, isso nos permitiu pensar em outros aspectos da mobilidade, junto com parceiros vindos de diversas direções: empresas, acadêmicos, consultores. Estas perspectivas nos obrigam a considerar os vários problemas em escalas temporais diferentes, de curto, médio e longo prazo, ao mesmo tempo em que nos fazem refletir sobre os desafios industriais, econômicos, legais e sociais. Não poderíamos ficar indiferentes a esse tema, dos hiperlugares móveis. Ao identificar e estudar as práticas, já instaladas ou que estão sugindo, do universo das atividades móveis, o projeto Hiperlugares Móveis alimenta nossas próprias reflexões sobre as mudanças radicais que estão acontecendo, e entender melhor as transformações futuras.

PAULINE BEAUGÉ DE LA ROQUE

Traduzido do texto original. Pauline Beaugé de la Roque é historiadora e responsável por prospecção e co-inovação na Michelin.