Em 2018, a exposição itinerante Passagens – Espaços de Transição para a Cidade do Século XXI chega ao Brasil, abrindo o calendário de atividades do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Por aqui, além de todo o conteúdo da mostra internacional, o resultado do concurso realizado pelo IVM Brasil em 2017 – que escolheu projetos de requalificação de passagens no Jardim Ângela – ganhará um espaço especial na exposição.
Entre 2015 e 2016, o IVM realizou estudos da estrutura e dos padrões de uso das passagens do Jardim Ângela sob diversos aspectos da mobilidade, culminando com o concurso de projetos no início deste ano.
Até 21 de janeiro, exposição prossegue em Barcelona, no Museu de História de Barcelona (MUHBA).
Baseada nas obras do projeto interdisciplinar realizado pelo Institut pour la Ville em Mouvement-VEDECOM de Paris, a exposição mostra a história das passagens ao longo dos séculos, que adotaram diferentes formas e contribuíram para transformar o meio ambiente. Atualmente, a arquitetura as usa como ligações entre a pequena e grande escala urbana.
Em Barcelona, o IVM/VEDECOM também realizou debates com a comunidade acadêmica e visitas-guiadas. A exposição teve apoio da Câmara Municipal de Barcelona, da Área Metropolitana, da Escola de Arquitetura do Vallès e do Museu de História de Barcelona. As visitas podem ser feitas de quarta, das 11h às 15h e das 16h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 15h e das 16h às 18h. A entrada é gratuita.
Xangai – Entre 17 de março e 7 de abril, a exposição Passagens estará em Xangai, na China. Em setembro de 2017, Pequim sediou a exposição do IVM, que lá teve o apoio da agência de design Turenscape e da embaixada da França na China, como parte do mês franco-chinês de meio ambiente.