Com o objetivo de reduzir a quantidade de veículos nas ruas e promover a integração da carona como modo de transporte, o aplicativo de caronas Caronetas Caronas Inteligentes visa estimular a sociabilização e diminuir o uso de carro como transporte individual nas ruas de São Paulo.
Inicialmente foi implantada no Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp) no ano de 2011, quando foi lançada a versão mais simples do aplicativo Caronetas, conectando cerca de 70 empresas com mais de 15 mil funcionários. A ideia inicial e principal diferencial do Caronetas é a criação de um sistema de milhagem para carona. O usuário compra milhas e negocia estas milhas para pegar carona. Ao final do processo, as milhas são trocadas por produtos ou serviços. Dessa forma, segundo os responsáveis pelo Caronetas, transforma-se combustível queimado – que seria utilizado pelo passageiro – em PIB (por meio da aquisição de produtos ou serviços). A ideia do programa de milhagem foi premiada pela Universidade de Michigan em 2012, e lançada em outubro de 2013 para cerca de 1800 empresas atualmente cadastradas.
De acordo com Marcio Nigro, diretor e idealizador do Caronetas, a iniciativa beneficia a sociedade em todas as suas esferas: empresas, governos e usuários e o prêmio Mobilidade Minuto é um grande incentivo. ” O Mobilidade Minuto é um reconhecimento de nosso trabalho por um grupo de organizações relevantes em todos os aspectos da mobilidade urbana presentes em grandes centros e contemplados em nossa solução: legislação (ANTP), conhecimento (USP e ITDP), sustentabilidade (Virada Sustentável e Mais) e Tecnologia (FTDE). Acreditamos que a mobilidade urbana pode ser realmente transformada num minuto: basta o usuário repensar seu caminho casa-trabalho de maneira mais sustentável, consciente, e inteligente”, define.
Mudança de comportamento – Somente em São Paulo, há 5 milhões de carros de passeio circulando, que representam potencialmente 20 milhões de vagas. Empresas cadastradas e parceiras já realizaram campanhas internas – principalmente envolvendo benefícios de estacionamento – e tiveram resultados interessantes, ora por meio da criação de grupos de carona com maior integração entre usuários, ora com a mudança de comportamento ao estimular uso de carros com mais de três passageiros.
A iniciativa também beneficia quem pegou carona – o usuário que deixa de usar carro, deixa de poluir o ambiente (média de 1 árvore por mês), reduz gastos com combustível, diminui o uso de viário público (permite criação de faixas exclusivas para ônibus ou bicicletas) e reduz os congestionamentos que penalizam toda a sociedade.
Além do aplicativo de compartilhamento de caronas, outras formas de locomoção são promovidas pelo Caronetas: compartilhamento de Bikes (Bike Friend) e táxi. .
Conheça, participe, divulgue Caronetas Caronas Inteligentes