O Calçada SP foi criado pelo redator e publicitário paulistano Antonie (Tony) Nyenhuis para motivar as pessoas a andarem a pé nas cidades.Trata-se de um blog e uma conta na rede social Instagram nos quais Tony publica fotografias tiradas com seu celular de calçadas, e detalhes delas, identificando o endereço de cada lugar que passa a ser catalogado.
A proposta da iniciativa é , segundo seu criador, a de dar “voz” às calçadas, que “passam batidas” na paisagem urbana e que são notadas apenas quando provocam acidentes ou estão mal conservadas. O projeto também quer chamar a atenção do público para as belezas e curiosidades deste equipamento urbano.
“Sem dúvida, ganhar a da menção honrosa no Prêmio Mobilidade Minuto, do IVM, é o estímulo para continuar com o meu projeto, Calçada SP.A produção do blog é uma atividade bem solitária e muitas vezes me perguntei se deveria usar esse tempo para outras atividades. Um segundo aspecto desse reconhecimento do concurso é ter uma chancela para sonhar mais alto”, diz Nyenhuis.
Segundo ele, à medida que novos conteúdos vão sendo disponibilizados, cresce a adesão das pessoas e a vontade em conhecer ou seguir na internet. “Trata-se de um projeto de percepção, e o resultado se dá no olhar das outras pessoas.”
Sonho e atitude – As calçadas do Pátio do Colégio, marco do nascimento de São Paulo, do Edifício Copan e do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, são exemplos de lugares históricos e turísticos já mapeados pelo projeto. De acordo com o idealizador da ação, o reconhecimento conquistado com a premiação deverá impactar mais gente e estimular para que o projeto se estenda para as regiões mais periféricas da cidade.
O Calçada SP está programando uma exposição de fotos e histórias das calçadas de São Paulo para o próximo aniversário da cidade, em janeiro, sempre com o objetivo de promover os deslocamentos a pé: um meio de transporte que além de acessível e gratuito, não polui o meio ambiente e promove a saúde, diz Nyenhuis.