Os alunos do último semestre do curso de Produção da Poli – Escola de Engenharia da USP – apresentaram trabalhos a partir de cenários sugeridos pelo IVM (Instituto Cidade em Movimento) e o Grupo PSA, dentro do programa Openlab Mobilidade. Os futuros engenheiros buscaram resolver problemas contemporâneos e brasileiros com a utilização de plataformas autônomas. Participaram 74 estudantes, em 14 grupos.
A atividade foi inserida na disciplina Problemas Complexos e os trabalhos deveriam refletir cenários para o veículo autônomo a partir de um contexto mais amplo: mudanças na vida das cidades, nos serviços, na relação das pessoas com o tempo e com o espaço público – assuntos que fazem parte da análise e investigação do IVM e Grupo PSA.
Em 2016, a parceria foi com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e também com o grupo PSA, quando o IVM lançou o desafio São Paulo 2030 – O cenário do carro autônomo, um concurso interdisciplinar que envolveu estudantes da instituição das áreas de arquitetura, design, engenharia, direito, administração, comunicação e tecnologia da informação.
Conheça os temas das propostas dos alunos da Poli: