Workshop Passagens Dia 4: participação na banca intermediária

Com oito horas de júri intermediário, o quarto dia do Workshop Passagens envolveu um panorama muito diverso de discussões sobre os trabalhos em andamento das equipes finalistas. A sensação geral é de corrida contra o tempo para apresentar os projetos finais no próximo sábado, dia 10.

“Está uma loucura! Listamos tudo que os tutores falaram e selecionamos o que mais acreditamos para poder desenvolver a proposta. Mas estamos super nervosos e ansiosos para sábado!”, comenta a dupla de arquitetos e urbanistas Daniel Nardini e Artur Bignelli, do estúdio de arquitetura Latitude21.

O júri foi composto por integrantes do IVM e especialistas de diferentes países – Mireille Apel-Muller (diretora do IVM Internacional), Pascal Amphoux (França), Natalia Castaño (Colômbia) e Carles Llop (Barcelona) -, uma equipe de urbanistas e arquitetos brasileiros –  André Graziano, Taicia Marques, Joelma Alves Pinheiro -, representantes da Secretaria Municipal de Serviços e Obras – Rosangela Verissimo Sartorelli e Pedro Algodoal – além da dupla de coaches do concurso – Camille Bianchi e Isabela Sorello (saiba mais informações sobre cada especialistas neste post).

“É muito importante termos projetos como este, que discutam e pensem soluções para a cidade; não só em lugares que careçam de propostas assim, mas até mesmo em regiões tradicionais que muitas vezes não têm este pensamento. Ou seja, o que funciona na periferia funciona no centro e vice-versa”, comenta o arquiteto André Graziano, diretor de sustentabilidade do Pedra Verde Saneamento Ambiental e Obras.

O quarto dia de workshop também contou com a abertura realizada pelo engenheiro Pedro Algodoal, da Secretaria Municipal de Serviços e Obras, que explicou detalhes sobre etapas importantes do projeto, desde sua idealização até a aprovação de obras e posterior execução. “Todas as passagens contempladas pelo concurso estão mapeadas pela Prefeitura e são espaços públicos; as propostas pensadas neste concurso são muito importantes para nós da SMSO”.

Acompanhe mais notícias sobre esta semana de workshop internacional em nossas redes sociais (Instagram e Facebook).

 

Na foto, equipe do Estúdio+1, que está desenvolvendo propostas para Bambuzal e Fundão. Crédito: Divulgação IVM