Virada da Mobilidade reúne palestras e participação popular entre 17 a 23 de Setembro

Entre os dias 17 a 23 de setembro de 2016, ocorre a VIRADA DA MOBILIDADE, uma semana de eventos que enfoca a mobilidade urbana, trazendo atividades de rua com participação popular. O evento se dá na cidade de São Paulo, envolvendo exposições, oficinas técnicas de especialistas e seminários. Os anos anteriores trouxeram diversas manifestações pela apropriação do espaço público em São Paulo, por meio de viradas gastronômicas, da sustentabilidade – que se tornaram parte do calendário de eventos da cidade – e os protestos por uma mobilidade melhor em 2013.

Em meio a uma cidade que se espraia a passos largos, e cuja infra-estrutura mostra-se saturada – seja pelo excesso de automóveis, seja pela superlotação dos serviços públicos, São Paulo tem se mostrado efervescente quanto às discussões e novas alternativas. As bicicletas passam, pouco-a-pouco, a serem protagonistas, assim como o espaço público gradativamente volta a ser apropriado pela população. A Virada da Mobilidade busca fomentar a qualidade de vida por meio da mobilidade mais democrática, que permita mais escolhas modais e menos poluição, com um uso racionalizado do automóvel.

 

viradadamobilidade_convite

Convite para abertura da Virada da Mobilidade 2016

 

Dentre os eventos do calendário da Virada da Mobilidade 2016, os destaques são o Desafio Multimodal e o eixo de palestras. As novidades para esse ano são a participação de cadeirantes no desafio multimodal e o lançamento do guia de acessibilidade por Ricky Ribeiro, do Portal Mobilize. No sábado, 17, O desafio consiste em reunir grupos de diferentes instituições partindo de quatro parques da cidade com destino ao Conjunto Nacional. O pré-requisito é a utilização de três modais, com um desfile final pela Avenida Paulista.

O próximo evento ocorre na segunda, 19, sendo a Abertura da Semana da Mobilidade, no auditório da empresa Ernst and Young. Na sequência, “Tecnologias a favor da mobilidade” acontece terça,  “Soluções de mobilidade mais inteligentes” no dia seguinte. O dia 22 recebe o “TeleCoffice”, que reúne discussões sobre a importância do teletrabalho na sociedade atual e a “Intervenção na Rua”, na rua Joel Carlos Borges (próxima a estação Berrini, com oficinas de skate, bicicleta e ocupação do espaço público.

A conclusão acontece na sexta, com uma amostra sobre o MOBIFILM, festival de filmes sobre segurança viária, encerrando com “Desatando os nós da mobilidade urbana”, um debate de especialistas sobre rumos e propostas para mobilidade a curto, médio e longo prazo. Todas as palestras ocorrerão no auditório da empresa Ernst and Young, na Avenida Chadid Jafet – Vila Olímpia. Confira mais sobre o evento aqui!