Vídeos registram mobilidade local no Jardim Ângela

Caminhos Comentados é uma série de vídeos-documento chamados  produzidos pelo IVM e vídeo makers locais do Favela da Paz e BD Design. Os filmes registram moradores de diferentes idades e diferentes ocupações em seus deslocamentos diários saindo ou chegando de casa, ou nos caminhos da escola ou trabalho.

 A escadaria como conexão diretaupload_thumbnail RITA
As escadarias do Jardim Ângela e seu papel na (micro)acessibilidade

Descrição do percurso: Dona Rita Amaral do Nascimento mora próximo à escadaria do Jardim Nakamura, no distrito do Jardim Ângela. Acompanhamos esta senhora subindo e descendo degraus para chegar até a feira na Avenida M’Boi Mirim e comprar os ingredientes das marmitas que prepara pra vender. Apesar da idade, Dona Rita a utiliza sempre que possível a escadaria, pois ela se apresenta como a conexão mais rápida entre a sua casa e a avenida principal do bairro, onde está a maior parte dos comércios e serviços.

upload_thumbnailJuliaO caminho para a escola
Alguns obstáculos de uma criança no percurso pra ir à escola

Descrição do percurso: Júllya Muniz de Souza mora perto de sua escola, porém nesse pequeno trajeto já foi vítima de dois atropelamentos. Acompanhamos a garotinha desde a sua escola até a sua casa, mostrando um pouco do entorno por onde ela costuma circular e como faz para chegar ao ponto de ônibus onde pega o transporte público para ir passear nos finais de semana com a família.

upload_thumbnailJussaraDo trabalho para casa
O transporte público e a mobilidade entre bairros da zona sul de São Paulo

Descrição do percurso: acompanhamos Jussara Ferreira Luciano desde o seu local de trabalho, uma clínica de ortopedia no bairro Chácara Santo Antônio, zona sul da cidade, até a sua casa, no bairro do Morro do Índio, distrito do Jardim Ângela, ainda mais a sul de São Paulo. De segunda à sexta-feira, a partir das 18h, Jussara leva aproximadamente 2hs para pegar dois ônibus e caminhar um pequeno trecho até chegar na casa que divide com a mãe, a irmã e seu filho.

Caminho Comentado, DanielDe casa para um ponto de cultura
A mobilidade a pé  na região

Descrição do percurso: acompanhamos Daniel Marinho a pé desde a sua casa, no bairro Jardim São Manoel, próximo ao terminal de ônibus do Jardim Ângela, até Fábrica de Cultura no bairro do Capão Redondo, onde trabalha como fotógrafo. São aproximadamente 2,5km de caminhada em topografia íngreme com trechos de calçadas precárias e cruzamentos movimentados, o que dificulta percorrer o caminho em segurança.

upload_thumbnailSeuZeUm relato sobre a história do bairro
A “fundação” do Jardim Nakamura e as melhorias essenciais conquistadas por seus habitantes

Descrição do percurso: nesse caminho comentado, acompanhamos José Cardoso Filho, o Seu Zé, em uma volta pelo bairro, onde ele conta um pouco da história do Jardim Nakamura (bairro do distrito do Jardim Ângela). Partindo do bar que hoje Seu Zé administra, vamos até o local da antiga sede da Sociedade Amigos de Bairro, associação civil que conquistou diversas melhorias para a região. A antiga sede se tornou uma igreja e fica ao lado da Escola Estadual Oscar Pereira Machado, um dos equipamentos conquistados pela luta da associação. A frente da escola está o escadão “Pereira Machado”, uma das escadarias que conectam o Jardim Nakamura com a Avenida M’Boi Mirim. Em seguida, acompanhamos Seu Zé por uma das vielas que ladeia o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Nakamura, a creche da região. Por fim, retornamos ao comércio do Seu Zé. Já está na hora de abrir o bar.