Veículo movido a pedaladas circula por cima dos pedestres

Veículo-movido-a-pedalada-trafega-por-cima-de-calçada-divulgacao

 

Um veículo que se move por cima dos pedestres a pedaladas para mais coisa de desenho animado, mas é quase uma realidade.

Inspirado nos Jetsons os canadenses Geoff Banett e Dan Venhoeve inventaram o SkySmart.

Movido a energia solar e pedaladas, o veículo é feito de material reciclável e pode transportar até dez mil pessoas por hora.

Desenvolvido para um parque de diversão da Austrália e em funcionamento desde 2007, o SkySmart já está em fase de instalação no campus do Google. Há mais 22 clientes potenciais interessados, segundo a Shweeb-Can Copr, start-up responsável pelo projeto.

O objetivo da empresa é instalar o SkySmart em várias cidades do mundo.

O veículo anda “pendurado” num trilho, e é movido pelas pedaladas dos usuários.

Além de ser zero poluente, dá para fazer aquele exercício necessário para uma vida saudável.  Mas, para aqueles que preferem ir “na mansa”, o veículo também pode ser movido à energia elétrica, numa velocidade menor.

Shweeb, empresa canadense responsável pela tecnologia, acredita ter inventado a forma mais sustentável de resolver o trânsito urbano. O sistema promete ser 30% mais barato do que construir metrôs e trens urbanos.

Para provar sua eficiência, a empresa pretende construir um protótipo em 2015, nas Cataratas de Niágara, por meio de financiamento coletivo.

Veja o como funciona os SkySmart