IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

Uma cidade para pedestre e ciclista, na Holanda

houten1_divulgacao

Quando em 1979, a cidade de Houlen, na Holanda, por estar situada próxima a um grande centro urbano, Utrecht, foi escolhida pelo governo holandês para ser um núcleo de crescimento (vinex location), ela tinha 4 mil habitantes.

A previsão era que em pouco mais de uma década este número se multiplicaria por, pelo menos, dez.

De fato, hoje a cidade tem pouco mais de 48 mil habitantes.

Para enfrentar o desafio, a Prefeitura decidiu que a cidade seria estruturada para pedestres e ciclista.

Foi desenvolvido um plano urbanístico baseado na técnica de filtered permeability, que consiste em “filtrar” o tráfego de automóvel, privilegiando pedestres e bicicletas.

houten2_divulgacao

Assim, Houlen é uma cidade essencialmente de calçadas.

O desenho da cidade dificulta do uso de carro. Há um anel viário ao redor da cidade, mas os acessos ao centro são restritos (há horários específicos somente para entregas) e as rotas mais eficientes são sempre as de bike ou a pé.

Vermelho - ciclovias livres; laranja - ruas compartilhadas; amarelo - pedestres e bike

Vermelho – ciclovias livres; laranja – ruas compartilhadas; amarelo – pedestres e bike

Com um bicicletário para 3 mil bicicletas, a estação de trem que fica no centro, é a forma mais rápida que chegar a Utrecht, grande centro urbano mais próximo de Houten – 10 minutos de trem, cerca de 20 de carro, e 30 minutos de bicicleta. Nos dias úteis, 62% das pessoas chegam de bicicleta até a estação de trem.
Por ter sido desenhada como uma cidade compacta, Houten facilita o transporte não motorizado.

Todo o comércio em geral dispõe de estacionamentos para bicicletas. Na frente de cada escola primária tem estacionamento para bicicletas com vagas suficientes para cada criança que usa a bicicleta com meio de locomoção. As escolas primárias estão espalhadas nos diferentes bairros. A distância máxima até uma escola, em todos os locais, é de 300 m.

houten3_divulgacao

O limite máximo de velocidade em todas as ruas é de 30 km/h, e nenhuma via é larga o suficiente para os carros ultrapassarem um ao outro. Ciclistas e pedestres têm preferência em qualquer cruzamento.

A cidade conta hoje com 129 quilômetros de ciclovias.

Aproximadamente 40% dos moradores de Houten usam a bicicleta diariamente como forma de transporte.

Pular para a barra de ferramentas