IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Cidade Legível

Turistas consideram sinalização aspecto ruim do Rio, afirma pesquisa

Em uma pesquisa realizada com turistas estrangeiros no Rio de Janeiro entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro e coordenada por Bayard Boiteux, fundador do site Consultoria em Turismo, um dos dados negativos apontados em relação à cidade, além dos preços e do calor, foi a falta de sinalização.

Segundo Boiteux, em entrevista ao Diário do Turismo, “uma das reclamações dos turistas, além dos preços, é a sinalização turística. Tem uma coisa que a cidade precisa melhorar urgentemente: a sinalização. A cidade avançou muito na informação turística, não avançou na sinalização. Temos uma cidade que ainda não está bem sinalizada. Quando temos um contingente de turistas que vêm por conta própria, eles precisam encontrar uma cidade bem sinalizada”.

Já durante a Copa, o fato de os pontos de ônibus não terem as informações básicas sobre linhas e trajetos, causou reclamações dos estrangeiros, não só no Rio, mas em todas as cidades-sede.

Que Ônibus Passa Aqui?

Um dos vencedores do Prêmio Mobilidade Minutos, na categoria Transporte Coletivo, foi a iniciativa Que Ônibus Passa Aqui?, que surgiu em fevereiro de 2012, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul colocada pelo do coletivo  Shoot the Shit (algo como “trocar ideias”, em inglês) que se dedica a “criar e executar projetos com o engajamento da comunidade para transformar cidades em lugares mais divertidos, criativos e inteligentes”, segundo seus responsáveis. Que ônibus passa aqui? foi um destes projetos: como os pontos de ônibus da cidade não tinham informação sobre as linhas, o pessoal do Shoot the shit colava adesivos com a pergunta “Que Ônibus Passa Aqui?” e um espaço em branco para os próprios usuários preencherem a informação. Desde modo, construíam, de forma colaborativa, um sistema de informação para cada ponto de ônibus.

Hoje o Que Ônibus Passa Aqui? se estende por mais de 30 cidades brasileiras e já produziu mais de 20 mil adesivos, impactando mais de 3 milhões de pessoas.

Conheça também o projeto Cidade Legível do Cidade em Movimento (IVM)

 

*****

Participe: Se você conhece ou participa de projetos ou iniciativas que visem a qualidade da sinalização, fale conosco

 

Pular para a barra de ferramentas