Serviço digital de táxi conecta pessoas

Criado para ser uma alternativa à dependência do carro particular e diminuir o custo de uma corrida de táxi, o aplicativo Borajunto Táxi une a organização da comunidade às tecnologias.

O aplicativo  que conecta pessoas que fazem diariamente caminhos similares, tornando o táxi uma opção viável para um maior número de pessoas, vem promovendo impactos positivos desde que foi criado em abril de 2014, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo os idealizadores, o serviço de compartilhamento de táxi aumenta a socialização entre os passageiros, colabora com a redução do tempo de espera por táxis em áreas de trânsito intenso, ajuda a diminuir  a quantidade de veículos nas vias, além de ser uma opção mais segura na volta para casa após a balada. Em termos de impacto ambiental, o compartilhamento de taxi  representa a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo Ticiana Hugentobler, da equipe Borajunto, ganhar o Mobilidade Minuto foi importante pelo reconhecimento  nacional de que a iniciativa é uma boa ideia e que vale a pena experimentar porque as pessoas precisam ter alternativas para depender menos do carro particular. “Acreditamos que usar o carro de forma compartilhada  é economicamente viável. Para nós, o reconhecimento em nível nacional é muito importante. Estamos com esse projeto e a ideia é que a partir de março de 2015, a gente consiga atingir outras grandes cidades, como, por exemplo,  São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Salvador.”

Economia criativa – A economia colaborativa gerada pelo compartilhamento de táxi, também é bem aceita no segmento de transportes, de acordo com os gestores, já que o aplicativo é usado como uma nova forma de comunicação intuitiva entre pessoas com trajetos parecidos e conta com o apoio da  SMTR (Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro), de diversos taxistas, e aporte da FAPERJ e da SECT (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio).

 

Conheça, participe, divulgue BoraJunto Táxi.

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções   logo premio