Seminário Internacional ‘Passagens Jardim Ângela’ acontece em novembro

Por mais de quatro meses, uma investigação multidisciplinar do IVM Brasil, no Jardim Ângela, em São Paulo, identificou como moradores de um dos bairros mais vulneráveis, em termos econômicos e sociais, estruturam sua mobilidade cotidiana e enfrentam um terreno irregular e inóspito, cheio de escadarias, travessias perigosas e dificuldade de acesso aos meios de transporte, que conectam o bairro ao centro e a outros bairros da cidade.

convite seminário JA esteA próxima etapa deste estudo interdisciplinar será a reflexão, com a colaboração de especialistas locais e latino-americanas, representantes dos moradores e técnicos, seguida pelo debate público das análises, conclusões, e propostas para algumas das questões estudadas.

Deste modo, o IVM busca estimular o debate entre especialistas, técnicos, políticos e moradores sobre os desafios e potenciais locais para a integração urbana das grandes redes e a busca de qualidade dos espaços públicos da mobilidade, e especialmente, nos bairros socialmente vulneráveis.

De 15 a 17 de novembro acontecerá o Seminário Internacional centrado na temática dos acessos aos corredores de ônibus, tendo como base o caso do distrito do Jardim Ângela.

Especialistas do IVM Internacional, vindos da França, Espanha, Chile e Argentina, trabalharão  em parceria com profissionais locais para discutir a dimensão do pedestre na instalação dos BRTs  e produzir um conjunto de recomendações “Passagens e espaço público de mobilidade em torno do BRT”, tratando de formas e qualidade de acesso;  integração com as escadarias e outras passagens, cruzamentos,   informação,  sinalização, qualidade do abrigo e plataformas etc.

Durante o ano, o IVM – Instituto Cidade em Movimento desenvolveu uma série de estudos sobre os percursos e acessibilidade à Av. M’Boi Mirim, no distrito do Jardim Ângela,  zona  sul de São Paulo. A iniciativa é parte do programa PASSAGENS, lançado pelo IVM Internacional, para promover intervenções que facilitem a mobilidade dos pedestres aperfeiçoando as condições de uso destes espaços de ligação: as vielas, passarelas, escadas, cruzamentos.

Em pontos estratégicos deste distrito, com cerca de 600 mil habitantes, alta taxa de vulnerabilidade e violência, e topografia irregular, o IVM implantou diferentes frentes de pesquisa e intervenção para estudos de mobilidade vertical (das escadarias), de mobilidade de jovens e crianças (caminho escolar), além de levantamentos exaustivos de dados de mobilidade na região.

Conheça mais sobre o Projeto Passagens Jardim Ângela.

Fotos: Camille Bianchi