IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Institucional

Secretaria Municipal de Serviços e Obras firma apoio ao Concurso Passagens Jardim Ângela

Na quinta-feira, 20/04, o Instituto Cidade em Movimento (IVM) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Serviços e Obras de São Paulo para o concurso nacional Passagens Jardim Ângela. Luiza de Andrada e Silva, diretora-executiva do IVM, se reuniu nesta manhã com Marcos Rodrigues Penido, secretário municipal de serviços e obras, quando o documento foi assinado. O acordo prevê a participação ativa de especialistas e  técnicos da secretaria e acompanhamento de todo o concurso e workshop, favorecendo eventual realização da obra e divulgação das condições e desafios da região.

Marcos Penido e Luiza de Andrada e Silva firmam parceria para o Concurso Passagens Jardim Ângela. Crédito: Divulgação IVM Brasil

O Passagens Jardim Ângela tem como objetivo identificar e promover a realização de projetos inovadores que recuperem o sentido social e a caminhabilidade de três passagens localizadas no bairro Jardim Ângela, distrito da região sul de São Paulo.  Serão priorizadas alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível. O edital é aberto a jovens arquitetos, coletivos e ativistas urbanos, ONGs, jovens profissionais e estudantes de todas as carreiras que tenham interesse em problemáticas urbanas, sociais e ambientais e estejam alinhados com as ideias de promoção da cidadania, da mobilidade como direito e de empoderamento de cidadãos. As inscrições encerram em 10 de maio.

Para participar o proponente precisa apenas enviar três documentos: uma carta de interesse e interpretação do tema do concurso;  a intenção de projeto com uma prancha ilustrativa – não é necessário previsão de orçamento e cronograma nesta etapa – e complementos à apresentação da equipe e de trabalhos anteriores. Veja mais detalhes clicando aqui.

Esse concurso faz parte do programa Passagensdo IVM Internacional, e já contou com edições em cidades como Xangai (China), Barcelona (Espanha), Tours e Saint-Pierre-Des-Corps (França), Toronto (Canadá), Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). Neste artigo mostramos os projetos vencedores desses concursos para você se inspirar =)

Luiza de Andrade e Silva, diretora-executiva do IVM Brasil, e Marcos Penido, secretário municipal de serviços e obras. Crédito: Divulgação IVM Brasil


WORKSHOPS E PRÊMIOS
No dia 15 de maio serão divulgadas as seis equipes finalistas desta primeira fase do concurso. As equipes participarão de um workshop presencial no Jardim Ângela de 5 a 10 de junho, com o objetivo de facilitar o detalhamento dos projetos e o intercâmbio de ideias e trabalho de campo, atuando com associações locais. Além disso, terão como tutores especialistas, arquitetos e urbanistas da França, Espanha e Colômbia.

Após esta fase, cada grupo apresentará seu projeto final ao júri para escolher os vencedores, podendo variar de 1 a 3 equipes. O prêmio será destinado individualmente para cada equipe no valor de R$ 5 mil reais. A propriedade intelectual de todas as propostas permanecerá de seus autores.

Vale lembrar que serão admitidos até dois representantes de cada equipe finalista para o workshop. O IVM assume os gastos de alojamento e passagens – àqueles que não moram na cidade -, transporte e refeições dos finalistas durante o período da oficina.

Baixe o edital completo acessando este link e acompanhe nossa Fanpage e Instagram (@ivmbrasil) para acessar conteúdos que irão ajudar você a pensar ideias inspiradoras!

Pular para a barra de ferramentas