IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

São Paulo ganha faixa de pedestre em X

Faixa de pedestre em X no cruzamento das ruas Riachuelo com Cristovão Colombo

Faixa de pedestre em X no cruzamento das ruas Riachuelo com Cristovão Colombo

Desde segunda-feira (8), os pedestres que circulam pelo centro de São Paulo têm uma alternativa mais rápida e segura para o cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, nas proximidades do Largo São Francisco. Trata-se de duas faixas de pedestres na diagonal em que formam um ‘X’ e permitem ao pedestre que chegue à calçada oposta atravessando uma única vez.

O objetivo é facilitar a travessia dos pedestres, explicam os técnicos da CET: em vez atravessar duas faixas para chegar à calçada oposta, as pessoas poderão fazer a travessia de uma única vez, em diagonal.

Segundo a CET, o pedestre economizará 28 segundos na travessia, que hoje, em duas etapas leva 89 segundos.

O objetivo é estender esse tipo de faixa a outros cruzamentos de São Paulo.

As faixas em X são um sistema de travessia de pedestres que interrompe todo o tráfego de veículos durante um período para permitir que as pessoas passem pelos cruzamentos em todas as direções, incluindo a diagonal, ao mesmo tempo.

Pular para a barra de ferramentas