IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Fábrica do Movimento

Santos cria ferramenta para participação no Plano de Municipal Mobilidade Urbana

O termo mobilidade urbana se refere ao deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano, à capacidade das pessoas de se deslocarem e também da cidade se tornar acessível. Diferente do que se imaginava tempos atrás, não se trata apenas do planejamento dos transportes, mas também da organização do deslocamento das pessoas.

Desse modo, pode-se compreender que, além de ser um importante fator para a economia, a mobilidade urbana também mantém uma estreita relação com a mobilidade social, ou seja, com a ampliação do acesso às oportunidades de estudo, emprego, consumo de bens culturais e tempo para o lazer e a convivência familiar e comunitária.

Neste sentido, a metodologia utilizada para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana procura estabelecer a relação entre o deslocamento e o acesso a diversos benefícios do processo de urbanização, considerando os impactos positivos e negativos, inclusive o custo que cada setor exerce sobre a cidade e a vida das pessoas.

Outra preocupação se refere à necessidade de adequação do Plano à realidade da população, além de seu controle, aplicação e revisão. Para viabilizar esta participação social, elaborou-se também um sistema de indicadores de mobilidade, cujas metas e seu cumprimento podem ser facilmente monitoradas pelo munícipe.

Baseados no princípio do desenvolvimento com inclusão social e nas diretrizes de sustentabilidade do Plano Diretor de Desenvolvimento e Expansão Urbana do Município de Santos (2013) e de acordo com os princípios presentes na Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, foram estabelecidas diretrizes que devem nortear o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Assim, foram fixados quatro objetivos gerais que decorrem da junção das diretrizes municipais e federais. Cada um deles agrega itens específicos que vão definir uma série de indicadores de monitoramento, assim como um conjunto de ações para operacionalizar e efetivar a implantação de projetos de intervenção no espaço físico urbano ou em programas de mobilidade urbana.

Para participar, acesse o link Participe.

Informações: Prefeitura Municipal de Santos.

Pular para a barra de ferramentas