Saiba quem são os jurados da fase final do Passagens Jardim Ângela

Após uma semana intensa de visitas de campo, trabalhos em grupo, palestras, orientação profissional, conversas com associações e líderes locais, chega ao fim o workshop internacional do Passagens Jardim Ângela. Neste sábado, dia 10, as seis equipes terão 15 minutos cada uma para apresentar  seus projetos finais a um júri formado por arquitetos e urbanistas brasileiros, moradores e líderes do bairro, especialistas do IVM Internacional e representantes da Secretaria Municipal de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo. Saiba mais sobre cada jurado.

Mireille Apel-Muller
Formada em Literatura, Artes e Sociologia, desenvolveu atividades profissionais na imprensa, no teatro e na edição especializada. Membro fundador do concurso europeu Europan desde 1988. Diretora do IVM desde 2000, participa dos projetos inovadores do instituto sobre a mobilidade urbana. Organizou a criação das sedes do IVM na China, no Brasil e na Argentina. Coordenou eventos científicos interdisciplinares (arquitetura, urbanismo, sociologia, economia, arte e outros) na Europa e outros continentes, em particular na China e na América Latina. Também dirigiu várias publicações do Instituto e exposições internacionais, tais como “A rua é nossa!”, em 2012, e “Passagens, espaços de transição da cidade do século XXI”, em 2016.


Carles Llop 

 

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, chefe do Departamento de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Politécnica da Catalunha. Carles também é membro do grupo de arquitetos Jornet-Llop-Pastor. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Planejamento do Ministério da Habitação da Espanha, em 2010 e, no ano seguinte, ganhou o Prêmio Europeu de Desenvolvimento Urbano. É também premiado na 11ª Bienal de Arquitetura da Espanha.

 

 

Natalia Castaño Cardenas
Arquiteta formada pela Universidade Nacional da Colômbia e Mestre em Paisagem, Ambiente e Cidade pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Natalia trabalhou na Companhia de Desenvolvimento Urbano de 2004 a 2007, na concepção de projetos para o espaço público e no desenvolvimento de projetos urbanos e estratégicos para a cidade de Medellín. Atuou como consultora em agências de cooperação internacional, universidades e ONGs no Equador, Peru e Argentina. Incorporou em 2011 o Centro de Estudos Ambientais e Urbanos da Universidade EAFIT, onde participou do desenvolvimento de projetos como o Plano Diretor BIO 2030, para o Vale do Aburrá, como coordenadora acadêmica e professora do curso de mestrado em Processos Urbanos e Ambientais, bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa.


Pascal Amphoux
Arquiteto e urbanista, professor na École Nationale Supérieure d’Architecture de Nantes. Participou de inúmeros projetos ambientais e de arquitetura e urbanismo (Escritório CONTREPOINT, projetos urbanos de Lausanne). Pascal é pesquisador no Centro de Pesquisa sobre o Espaço Sonoro e Meio Urbano (CRESSON, Escola de Arquitetura de Grenoble, unidade de pesquisa UMR CNRS). É membro do conselho científico do IVM em Paris, especialista prestador de serviços para instituições suíças, francesas e europeias. Autor de livros e publicações científicas sobre o meio urbano sonoro,  especificamente sobre as relações entre a prática do projeto, a estética paisagística e os métodos de ciências sociais.

 

 

Pedro Luiz de Castro Algodoal (SMSO – São Paulo/SP)
Engenheiro Civil efetivo, na Prefeitura Municipal de São Paulo, onde trabalha desde 1983. Atuou como gerente de projetos, diretor de projetos de drenagem e superintendente de projetos viários em atividades ligadas a projetos de drenagem urbana e de sistema viário, plano diretor de drenagem, orçamentos, sistema de alerta e planejamento. Em 2016, ocupou o cargo de diretor de projetos na SP Obras. Representante da SIURB no CADES – Conselho de Meio Ambiente; no Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê (DAEE);  na Câmara Técnica do Alto Tietê e no Conselho Gestor PMSP/SABESP. Atualmente, atua na Assessoria do Gabinete do Secretário, na Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO).

 

 

Mary Jane Paris Spink 

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1969) e doutora em Psicologia Social pela London School of Economics and Political Science  (1982). Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social. É líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Práticas Discursivas e Produção de Sentidos. Autora de livros, artigos e outros produtos bibliográficos, entre eles os livros: Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (atualmente disponível em versão digital na Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais); Psicologia Social e Saúde (Editora Vozes), Psicologia em Diálogo com o SUS, Casa do Psicólogo e A Produção de Informação na Pesquisa Social – compartilhando ferramentas (Centro Edelstein de Pesquisas Sociais).

 

Marcos Rosa 

É arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na USP. Recebeu com honras título de doutor pela Universidade Técnica de Munique em ordenamento do território, planejamento e desenho urbano. Lecionou na Universidade Técnica de Munique (TUM, Munique), no Instituto Federal Suiço (ETH, Zurique), na Aedes Network Campus (ANCB, Berlim) e na Escola da Cidade (São Paulo). Criou e dirigiu plataformas de mapeamento colaborativo em São Paulo e no Rio de Janeiro (2008-2013) junto ao projeto Urban Age e no Instituto Federal Suiço (ETH), entre 2010 e 2011. Dentre suas publicações destacam-se os livros “Microplanejamento, práticas criativas urbanas” (São Paulo, 2011), “Handmade Urbanism” (Berlim, 2013), “From Modern Infrastructures to Operational Networks” (Munique, 2015) e da plataforma global “Co-designing the City: Architecture + Informal Intelligence” (União Europeia, 2016).  Atualmente é diretor de conteúdo da Bienal de Arquitetura de São Paulo e curador do projeto urbanxchanger para a Alfred Herrhausen Gesellschaft de Berlim, uma plataforma para a ação experimental em São Paulo, Berlim, Cidade do Cabo, Cidade do México e Nova Deli.


Valter Caldana 

É arquiteto e urbanista graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1985). Tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional (1994) e doutorado em Projeto de Arquitetura (2005), ambos pela FAUUSP. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também foi diretor (2009/2016). É professor visitante do Departamento de Arquitetura, Design e Urbanismo em Alghero da Universidade de Sassari – Itália, pesquisador do grupo de pesquisa Arquitetura e Construção e Coordenador do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas. É membro eleito do Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de São Paulo, conselheiro do IVM Brasil e diretor do Laboratório de Políticas Públicas da FAU Mackenzie.


Elza Alves de Lima

É voluntária no social-local atendendo às reivindicações das famílias carentes da região do Jardim Ângela, M’Boi Mirim e Capão Redondo.  Atuou na Regional de M’Boi Mirim na área cultural deixando legados como implantação de biblioteca na praça do Bambuzal e implantação da Feira de Artes, Artesanatos e Comida Típica na Praça da Piraporinha. Atua na Prefeitura Regional de Campo Limpo na área Habitacional como supervisora de habitação. Tem graduação em Gestão de RH pela Universidade Uniararas. É graduada em Contação de Histórias pela Fatace e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela  Unimes. Desenvolveu atividades profissionais na Prefeitura de São Paulo como educadora de Ensino Fundamental e na alfabetização de adultos.

 

 

Acompanhe nosso site e redes sociais para atualizações em tempo real sobre o concurso Passagens Jardim Ângela (Facebook e Instagram).