IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Mobilidade Minuto

#RioPinheirosComVida mostra soluções criativas para o espaço

Infraestrutura, trânsito, mobilidade urbana, poluição e violência são alguns exemplos de desafios inerentes às grande cidade.

No entanto, há um tema ainda pouco debatido, mas nem por isso menos importante: os espaços públicos “esquecidos”, degradados ou que não são aproveitados de uma forma efetiva.

É a partir desse cenário que surge uma nova tendência: as intervenções urbanas, que são interações artísticas com o espaço público. Artistas e público em geral criam novas obras, interagem com a moldura urbana, trazendo beleza, subversão, possibilidades e, assim, propõem uma nova visão e uma reflexão inspiradora sobre o uso desses espaços.

Inúmeros exemplos podem ser encontrados em diversos países, que vão desde a criação de pop up squares (espécie de praças temporárias montadas em vias públicas) e feiras artísticas.

Agora é a vez de trazer esse conceito inovador para o Brasil. A Escola São Paulo realizou, com o apoio da 3M, sua 10ª Mostra São Paulo de Economia Criativa, no dia 12 de dezembro, à margens do Rio Pinheiros, entre as pontes Cidade Jardim e Engenheiro Torres (lado Morumbi).

Dessa vez, o local escolhido para o evento foi a margem do Rio Pinheiros. Com o mote #RioPinheirosComVida, a ação visa conectar pessoas à cidade e mostrar as ideias que os alunos da escola tiveram durante esse semestre, integrando-as ao espaço urbano.

Diversos cursos da ESP mostrarão isso em forma de arte e querem ressaltar que, em diversos lugares do mundo, há espaços, margens de rios, que são nobres e plenamente desfrutados pelos moradores e turistas.

Pinheirosconvida_dulgação_3m

Uma das intervenções será o Painel 3M, para que as pessoas a propusessem ideias para a melhoria do espaço do Rio Pinheiros; essas ideias foram escritas em post-its e coladas em um grande mural.

Mais informações sobre intervenções urbanas

 

Pular para a barra de ferramentas