IVM lança concurso para integrar autopista à área urbana de Tours

Inspirado nas diretrizes do programa “Passagens”, do IVM, a administração regional de Tours lançou no dia 20 um concurso internacional de projetos para integrar a autoestrada A 10 à paisagem urbana dessa importante cidade de 140 mil habitantes, no centro da França.

A competição é aberta a participantes de todo o mundo e desafia arquitetos e urbanistas a responder à seguinte pergunta: “Tours e Saint-Pierre-des-Corps: E Se a Autoestrada A 10 Abrisse Passagens Urbanas?”

O prazo de inscrição foi aberto no último dia 20 e vai até 20 de março. O resultado final sai no dia 30 de junho.

O objetivo é aperfeiçoar e urbanizar as conexões entre A 10 e as áreas urbanas cortadas pela pista, entre Tours e a cidade vizinha de Saint-Pierre-des-Corps, mas sem comprometer a funcionalidade da autoestrada.

O concurso se inscreve no projeto “Passagens-Espaços de Transição para as Cidades do Século XXI”, promovido pelo Instituto Cidade em Movimento (IVM).

É organizado pela Communauté d’agglomération de Tours-Tour (s) Plus, com apoio da Vince Autoroutes e da agência de planejamento da cidade de Tours.

A Tour (s) Plus é o organismo de integração de 21 pequenas cidades (comunas) da região de Tours, com um total de 295 mil habitantes.

Tours, cidade natal de Honoré de Balzac, é a capital do departamento de Indre-et-Loire. Fica a 240 km a sudoeste de Paris. A A-10 é uma das principais ligações rodoviárias com a capital francesa.

 

tours-1

 

 

A cidade é cortada ao meio pelo Rio Loire e pela autoestrada. A questão apresentada pelos administradores regionais é como fazer com que a A 10 deixe de ser um corpo estranho ao tecido urbano do eixo Tours-Saint-Pierres-des-Corps.

Os projetos não poderão comprometer a fluidez do trânsito nacional e local da A 10, também chamada de L’Aquitaine.

A autopista é uma da mais importantes da França. Tem 549 km e liga Paris a Bordeaux.

 

Cronograma:

-20/01/2015: Lançamento oficial;

-20/03/2015: Data limite para apresentação das candidaturas;

-Início de abril: Seleção dos sete concorrentes ou equipes que participarão do workshop;

-28/05 a 01/06/2015: Workshop com os candidatos;

-22/06/2015: Data limite de apresentação dos documentos com as propostas dos competidores;

-29/06/2015:  Decisão do júri;

-30/06/2015: Divulgação do vencedor.

 

Para mais informações, clique aqui