Quem Somos

O Instituto Cidade em MovimentoInstitut  pour la Ville en Mouvement, IVM, é uma associação sem fins lucrativos criada na França, em 2000, e é associado ao Instituto VEDECOM; o IVM conta também com o apoio de outros patrocinadores públicos e privados.

Com sede em Paris, o Instituto é dirigido por um Conselho Científico e de Organização formado por acadêmicos, profissionais e técnicos de áreas como arquitetura, urbanismo, políticas públicas, filosofia, entre outras.

Cidade em Movimento também tem escritórios em Xangai (China), em Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil).

O Instituto Cidade em Movimento  procura ser o ponto de  encontro daqueles que pensam, fazem e vivem as cidades. O seu objetivo é acompanhar as transformações dos centros urbanos em todo o mundo e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de mobilidade, que combine consciência e prazer na movimentação pelas cidades.

A maior parte das ações do Instituto é desenvolvida em conjunto com os parceiros locais, instituições e empresas públicas e privadas.

IVM Brasil – Instituto Cidade em Movimento

Diretores: Luiza de Andrada e Silva

Conselho Consultivo Brasil

Marcel Smets, presidente emérito do Conselho Consultivo
Arquiteto e urbanista belga , professor emérito da Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Presidente do Conselho Científico e de Orientação do IVM Internacional. PHd em Ciências Aplicadas, seção arquitetura na Universidade Católica de Louvain. Especialista em recuperação de antigas instalações industriais, portos e infraestruturas. Projetou e dirigiu grandes transformações urbanas como a do entorno da estação ferroviária e da bacia do porto de Louvain e a transformação   da ilha Nantes.

Margareth Aparecida  Campos da Silva Pereira
Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e urbanista pela Université de Paris VIII. Professora adjunta da FAU/UFRJ. 
Diplomada em História da Arte pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Doutora em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, e pós-doutorado na Université de Paris XII, Institut d’Urbanisme de Paris. Coordenadora do leU- Laboratório de estudos urbanos, vinculado ao PROURB.

Valter Luis Caldana Junior
Atual diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestre em Planejamento Urbano e Regional (Estruturas Ambientais Urbanas) FAU-USP  e doutor em Projeto de Arquitetura (Estruturas Ambientais Urbanas) também pela FAU-USP. É pesquisador do grupo de pesquisa Arquitetura e Construção. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho urbano, urbanismo, arquitetura, construção, metodologia de projeto, projeto de arquitetura e ensino.

Valpírio Gianni Monteiro
Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia da UFRGS e Arquitetura pela Unisinos. 
Foi técnico-indigenista da FUNAI, nos estados do Amazonas e Maranhão.
 Sócio-fundador da APDI/RS (Associação dos Profissionais em Desenho Industrial) e vice-presidente da APDesign/RS (Associação dos Profissionais em Design). Sócio-diretor do GAD- BRANDING E DESIGN e diretor executivo do GadAgency. É membro do Conselho Consultivo do MAC RS, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Carlos David Nassi
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.  Vice-coordenador do programa de engenharia de transportes da UFRJ. Pós-doutorado no University College, Londres e  London 
(Dr.- Ing.) e Université de Paris XII (Paris – Val de Marne) 
(M.Sc.). Pesquisa na área de transporte público.

Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim
Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1986), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo FAU-USP (1996; 2003); professora, pesquisadora e diretora de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É líder do Grupo de Pesquisa Urbanismo Contemporâneo: redes, sistemas e processos.

IVM Internacional

Diretora 
Mireille Apel-Muller

Presidente do Comitê Científico e de Orientação:
Marcel Smets

Presidente de Cátedras:
Jean -Pierre Orfeuil

Diretora do projeto PASSAGES:
Yuna Conan

Diretor do projeto E-Partage:
Benjamin Frayssinet

Coordenadora Administrativa:
Nathalie Pinson

Conselho Deliberativo
Mireille Apel-Muller: Diretora IVM-Internacional
Andres Borthagaray: Diretor IVM América Latina, Argentina
Pan Haixiao:  Diretor IVM China

Conselho Científico e de Organização

Marcel Smets, presidente
Arquiteto e urbanista belga , professor emérito da Universidade de Louvain; Bélgica. Especialista em reaproveitamento de antigas instalações industriais, portos e infra-estrutura. Projetou e dirigiu grandes projetos urbanos como a área ao redor da estação e na bacia do porto de Louvain e para a transformação da ilha Nantes. Integrante do Conselho de Arquitetura do governo belga de  2005-2010.

Dominique Bourg
Filósofo do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, vice-diretor do Instituto de Geografia e Sustentabilidade da Universidade de Lausanne, na Suíça.

Lucy Bullivant
Curadora, crítica, historiadora. Especialista em cultura de inovação na arquitetura contemporânea e teoria do design urbano. Trabalha internacionalmente com os principais museus, galerias, instituições culturais e educacionais, editoras, empresas e organizações sem fins lucrativos. Grã-Bretanha.

Jean- Pierre Clair
Diretor da AIL Midi -Pyrenees, associação de integração de serviços de assistência especializada para a mobilidade que fomentam ajuda solidária às plataformas de mobilidade.  França.

Habiba Djahnine
Documentarista, fundadora da associação “Cinema e Memória ” e de  ” Contatos Imediatos do documentário”  de Béjaia ( Associacao cinematográfica de Béjaia ), da qual é delegada geral, desde 2003. Argélia.

Genevieve Ferone
Diretora de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Veolia Environnement , especializada em responsabilidade social corporativa, investimento socialmente responsável e desenvolvimento sustentável.  França

Jean -Marc Finot
Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën, na França.

Ricardo Henriques
Diretor Executivo do Instituto Unibanco, professor do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi secretário do Bem-Estar Social e Direitos humanos do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu o programa UPP Social, e em 2011, presidente do Instituto de Planejamento Municipal Pereira Passos (IPP). Brasil.

Carles Llop
Arquiteto, chefe do departamento de Planejamento e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Politécnica da Catalunha. Membro do grupo de arquitetos Jornet-Llop-Pastor. Prêmio Nacional de Planejamento do Ministério da Habitação da Espanha, em 2010. Prêmio Europeu de Desenvolvimento Urbano, 2010. Premiado na 11a Bienal de Arquitetura da Espanha. Espanha.

Danilo Martucelli
Professor de sociologia da Universidade de Paris-Descartes, N Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Sorbonne, membro do laboratório CERLIS. Trabalha em teoria social, modernidade, sociologia política e da sociologia do indivíduo.  França

Pierre Mongin
CEO da RATP, agencia de transportes de Paris, França.

Thanh Nghiem
Presidente fundadora da Angenius, projetos de incubadoras com fins lucrativos, leciona na HEC, França.

Jean- Pierre Orfeuil
Engenheiro, ph.D. em Estatística. Professor do Instituto Urbano em Paris, da Universidade Paris -Est Créteil. Presidente da Cátedra do IVM Internacional.  França.

Ana Olivera
Prefeita de Montevidéu. Secretária de  Mercocidades (rede de 261 cidades da América Latina, que reúne cerca de 80 milhões de habitantes). Uruguai.

Christian Peugeot
Diretor de Relações Públicas, Diretor de Relações Externas da PSA Peugeot Citroën, na França.

Wolfgang Schuster
Diretor do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade, ex- prefeito da cidade de Stuttgart, na Alemanha.

José Manuel Viegas
Secretário-Geral do Fórum Internacional dos Transportes, professor de engenharia civil da   Universidade de Lisboa, Portugal.

Leslie Woo
Vice- Presidente de políticas, planejamento e inovação da Metrolinx,  autoridade de transportes para a área da grande Toronto e Hamilton, Canadá.

Wu Jiang
Arquiteto, vice-presidente de Tongji University, Xangai. Vice-presidente da Sociedade de  Arquitetos  de Xangai, presidente do programa de  parceria mundial de universidades pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável, China.

IVM América Latina

DiretorAndrès Borthagaray, diretor de la Ciudad de Consejo de Planificación Estratégica de Buenos Aires

Horacio Aiello
Diretor de projeto Ciudad Legible

Verónica Luque
Administração IVM América Latina

Carla Laguzzi
Assistente de projetos América Latina

Cátedra América Latina:

Roberto Agosta
Argentina, engenheiro civil, mestre em engenharia da UCA (Berkeley).

Isabel Arteaga Arredondo
Colômbia, arquiteto e urbanista, professor de la Universidad de los Andes de Bogotá.

Michael Cohen
EUA, diretor do Programa de Relações Internacionais da New School e diretor do Observatório de América Latina de Nova York.

Juan Carlos Dextre
Peru, engenheiro, presidente da Comissão de Mobilidade da Universidad Católica del Perú.

Oscar Figueroa, Chile, especialista em transporte, Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales de la Universidad Católica de Chile.

Rosanna Forray
Chile , arquiteto e urbanista, professor de la Facultad de Arquitectura y Estudios Urbanos de la Universidad Católica de Chile.

Alfredo Garay
Argentina, arquiteto e urbanista, professor da Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires.

Andrea Gutiérrez
Argentina, professor da Facultad de Geografía de la Universidad de Buenos Aires y en la Universidad de La Plata.

Paola Jirón
Chile, Instituto de la Vivienda de la Facultad de Arquitectura y Estudios Urbanos de la Universidad Católica de Chile.

Bernardo Navarro Benítez
México, professor de pesquisa em planejamento territorial da Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco.

Margaret Pereira da Silva
Brasil, PhD de la EHESS, arquiteta e urbanista , professora da Universidade Federal do Río de Janeiro.

Marcos Rodrigues
Brasil, engenheiro , PhD pela Universidade de Cambridge , professoro no  Departamento de Estudos de Transporte da Universidade de São Paulo (USP).

Alicia Ziccardi
México, socióloga, professora no Instituto de Investigación Social de la Universidad Nacional Autónoma de México.