Quem Somos

O Instituto Cidade em MovimentoInstitut  pour la Ville en Mouvement, IVM, é uma associação sem fins lucrativos criada na França, em 2000, e conta com o apoio de patrocinadores públicos e privados.

Desde 2016 passou a integrar o Instituto Para a Transição Energética VEDECOM, com sede em Versailles, cuja missão é trabalhar para a inovação, investigação e formação, aplicada aos transportes e mobilidade responsável, gerando atividades e emprego. O Instituto VEDECOM trabalha em três linhas de pesquisa: mobilidade e energias compartilhadas; veículos elétricos e direção automatizada e conectividade.

O IVM procura ser o ponto de  encontro daqueles que pensam, fazem e vivem as cidades. O seu objetivo é acompanhar as transformações dos centros urbanos em todo o mundo e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de mobilidade, que combine consciência e prazer na movimentação pelas cidades.

Com sede em Paris, é dirigido por um Conselho Científico e de Orientação formado por acadêmicos, profissionais e técnicos de áreas como arquitetura, urbanismo, políticas públicas, filosofia, entre outras. O Conselho é também o avalista das ações éticas e científicas realizadas, selecionando projetos a partir de três requisitos:

  • Relevância: o problema escolhido deve relação com questões concretas e atuais e permitir a participação de parceiros.
  • Excelência: as equipes devem reunir especialistas de reconhecida expertise na temática em questão.
  • Diferença: em sua pesquisa e experimentação, o Instituto deve colaborar com abordagens específicas e inovadoras.

O Cidade em Movimento também tem escritórios em Xangai (China), em Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil).

A maior parte das ações do Instituto é desenvolvida em conjunto com os parceiros locais, instituições e empresas públicas e privadas.

O IVM esta sempre aberto a novos questionamentos e temas com o objetivo de que a mobilidade urbana se reafirme como direito e que o deslocamento pela cidade possa ser desfrutado.

IVM BRASIL – Instituto Cidade em Movimento

Diretora: Luiza de Andrada e Silva

IVM INTERNACIONAL

Diretora: Mireille Apel-Muller

IVM AMÉRICA LATINA

Diretor: Andrès Borthagaray