Que Ônibus Passa Aqui? é sistema de informação colaborativo

que onibus passa aqui destacada

Com adesivos colados em pontos de ônibus a iniciativa promove a construção de sistema de informação colaborativo

A iniciativa Que Ônibus Passa Aqui? surgiu em fevereiro de 2012, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul por iniciativa do coletivo  Shoot the Shit (algo como “trocar ideias”, em inglês) que se dedica a “criar e executar projetos com o engajamento da comunidade para transformar cidades em lugares mais divertidos, criativos e inteligentes”, segundo seus responsáveis. Que ônibus… foi um destes projetos:  como os pontos de ônibus da cidade não tinham informação sobre as linhas, o pessoal do Shoot the shit colava adesivos com a pergunta “Que Ônibus Passa Aqui?” e um espaço em branco para os próprios usuários preencherem a informação. Desde modo, construíam, de forma colaborativa, um sistema de informação para cada ponto de ônibus. .

Para Gabriel Gomes, co-fundador da Shoot the Shit e criador do Que Ônibus Passa Aqui?, ganhar um concurso com vários concorrentes com projetos importantes para a mobilidade urbana funciona como uma validação de que a ideia é boa para as pessoas e boa para a cidade. “É um prêmio do qual participaram outros projetos legais, isso valoriza ainda mais nossa iniciativa. Premiar iniciativas da sociedade civil é uma maneira de mostrar que várias das soluções que buscamos para as cidades podem ser encontradas com as pessoas que convivem com os problemas do dia a dia.”

Mudança de paradigmas – Segundo Gabriel, estamos vivendo uma mudança de paradigma: “Agora não se espera que a Prefeitura (ou poder público)  resolva tudo e isso dá às pessoas a noção de empoderamento, para que elas transformem o ambiente em algo melhor.”

Desde que foi implementada, a iniciativa é reconhecida internacionalmente como um exemplo de atividade em benefício da sociedade civil visando melhorias para o ambiente urbano.

Hoje o Que Ônibus Passa Aqui? se estende por mais de 30 cidades brasileiras e já produziu mais de 20 mil adesivos, impactando mais de 3 milhões de pessoas.

 

Conheça, participe, divulgue Que Ônibus Passa Aqui?

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções  logo premio