A qualidade dos espaços públicos da mobilidade

A partir sua criação no ano 2000, o Instituto Cidade em Movimento tem se dedicado a destacar a fundamental importância da qualidade dos espaços da mobilidade e da intermodalidade.
Nesse âmbito, três grandes exposições internacionais, e seus respectivos catálogos, organizadas pelo IVM permitiram impulsionar debates e intercâmbios com diversos parceiros sobre diferentes maneiras de pensar as formas de mobilidade urbanas em relação à paisagem, à arquitetura e ao urbanismo:

▪ Em 2002, « Bouge l’architeture ! Villes et mobilités » (A arquitetura em movimento! Cidades e mobilidade) explorou os lugares da intermodalidade; desde pequenos exemplos até um aeroporto.
▪ Em 2007, a exposição « A rua é nossa… de todos » colocou o desafio de compartilhar a rua como espaço público singular, capaz de cristalizar os conflitos de uso, a velocidade, a governabilidade e os meios de transporte na agenda do debate público e dos especialistas.
▪ Em 2010, a exposição « Cidades sonhadas, cidades sustentáveis » concentrou-se nos sonhos projetados pelos habitantes – acessibilidade, natureza, espaço, intensidade– e os compromissos necessários para um desenvolvimento sustentável.