Peugeot faz parceria para carro elétrico e compartilhado

O acordo de cooperação estratégico assinado entre a PSA Peugeot Citroën e o Grupo Bolloré concretiza um interesse comum no campo da mobilidade sustentável e abrange as atividades de fabricação e distribuição de automóveis, assim como o uso compartilhado de veículos.
O objetivo do acordo é se tornar um dos principais atores do mercado de compartilhamento de veículos, uma parte importante da economia da nova mobilidade em complemento da oferta de transporte público.

Divulgação

Bluesummer: carro elétrico para uso compartilhado da PSA Peugeut e a Bolloré, já em produção na França

O Bluesummer, que será distribuído pela PSA Peugeot Citroën, é um veículo elétrico desenvolvido pelo Grupo Bolloré. Trata-se de um conversível de 4 lugares, dotado de uma autonomia de 200 km em ciclo urbano.

No plano industrial, o acordo prevê igualmente que o Bluesummer seja montado no centro de produção da PSA Peugeot Citroën de Rennes a partir de setembro de 2015, com uma capacidade instalada de 15 veículos por dia, ou seja, um máximo de 3.500 veículos por ano.

No que concerne às atividades de mobilidade sustentável, o acordo prevê uma colaboração na área do uso compartilhado de veículos na Europa, seguida da criação de uma joint-venture destinada a desenvolver esta atividade em escala mundial, com veículos elétricos (particulares e utilitários) e  veículos térmicos com emissões reduzidas.

Bluesummer: carro elétrico para uso compartilhado da PSA Peugeut e a Bolloré, já em produção na França

Bluesummer: carro elétrico para uso compartilhado da PSA Peugeut e a Bolloré, já em produção na França

A estratégia está baseada na combinação das expertises dos dois grupos.

A PSA Peugeot Citroën vem implementando uma série de atividades de compartilhamento de veículos desde 2013, com uma oferta voltada às empresas na França e, pela marca Citroën, na Alemanha (Multicity Berlin). A marca Peugeot dispõe de uma oferta de locação de curta duração (Mu by Peugeot) desde 2009.

O Grupo Bolloré está presente no mercado da mobilidade elétrica, tendo concebido e desenvolvido vários veículos elétricos (notadamente o Bluecar, o Bluesummer, o Bluebus e o Bluetram). Com filiais exclusivas, ele também opera uma rede de compartilhamento de veículos elétricos em várias cidades da França (Paris, Lyon, Bordeaux e suas periferias) e do exterior.

Para Carlos Tavares, presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, “o acordo assinado entre nossas duas empresas exprime a visão que compartilho com Vincent Bolloré de uma mobilidade limpa e sustentável, que permita garantir aos nossos clientes uma liberdade de locomoção que consideramos ser um direito fundamental de nossa sociedade moderna”.

Estamos orgulhosos desta parceria baseada na indústria, na inovação e no respeito pelo meio-ambiente. É uma nova etapa no desenvolvimento do carro elétrico para o público em geral.”, declarou Vincent Bolloré, Presidente Diretor Geral do Grupo Bolloré.