Promover a cultura da bicicleta é o mote da Bike Blitz

Bike Blitz é uma das iniciativas da ONG Associação Ciclo Urbano, baseada em Aracaju, Sergipe, para levar informações sobre manutenção de bicicleta, direitos e deveres do ciclista e ocupação do espaço público para pessoas que pedalam nas zonas periféricas da cidade.

Luciano Aranha, presidente do Ciclo Urbano, diz que entre os desafios da Bike Blitz estão a promoção da cultura da bicicleta por meio do diálogo com o ciclista urbano sobre os seus direitos e deveres e o estímulo à ocupação do espaço público  com segurança e respeito às leis de trânsito. Para ele, o prêmio  Mobilidade Minuto é um incentivo. “Receber  o prêmio pelo Bike Blitz como uma ação que contribua para o desenvolvimento da cultura da bicicleta na cidade nos alegra e motiva”.

Missão – Desde maio de 2013, o Bike Blitz promove intervenções  em locais de grande circulação de ciclistas e pedaleiros na cidade de Aracaju com o objetivo de oferecer gratuitamente manutenção básica nas bicicletas.  Os gestores do projeto constataram que aproximadamente 70% das bicicletas que circulam pela cidade não estão adequadas as normas de segurança impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Falta de freios e de sinalização refletiva dianteira e traseira estão entre os problemas mais comuns. A partir dessa realidade, os integrantes do Bike Blitz seguem realizando gratuitamente manutenção  para maior  segurança do ciclista e, consequentemente, a conscientização dos mesmos sobre a necessidade de manutenção e conservação.
Todas as ações são realizadas com a participação de voluntários e associados a ONG Ciclo Urbano. As abordagens acontecem de forma individual e a divulgação por meio de panfletos informativos, adesivos, placas em PVC.

Conheça, participe, divulgue Bike Blitz

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções  logo premio