Programa de Ciclovias recebe menção honrosa no Mobilidade Minuto

O Programa da Prefeitura CICLOVIA SP – 400 km de ciclovias em São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira, 29, menção honrosa na categoria “Modos Não Motorizados” do Prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituto Cidade Em Movimento.

Até o final de 2015, a cidade terá 400 quilômetros de ciclovias, além dos 63 km existentes anteriormente. A implementação está sendo feita pela Secretaria Municipal de Transportes por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O prêmio foi recebido pela Arquiteta Suzana Karagiannidis, responsável pelo Departamento de Planejamento Cicloviário da CET. “Uma das bases de nosso programa é implementar um grande circuito de ciclovias na cidade que permita aos usuários a ligação com outros modos de transporte, além de pontos de interesse educacionais, culturais e de trabalho”, afirma Suzana.
Na Categoria Modos Não Motorizados, em que a Secretaria recebeu a menção honrosa, concorreram os projetos voltados à ampliação e melhoria de calçadas e vias cicláveis; informação e segurança ao pedestre e ao ciclista; campanhas de compartilhamento dos espaços de mobilidade; intermodalidade com os transportes coletivos e outras formas de melhoria e de incentivo ao uso da bicicleta e ao pedestrianismo. O vencedor foi o Ecolivery Courrieiros Ltda., iniciativa que utiliza a bicicleta como uma alternativa ao sistema de entregas na cidade.

Os participantes do Prêmio concorreram ainda nas categorias Transporte Particular, Transporte Coletivo, Qualidade do Espaço Público da Mobilidade, Organização Comunitária ou do Trabalho, e Tecnologia e Comunicação.

O Prêmio Mobilidade Minuto é promovido pelo Instituto Cidade em Movimento com o objetivo de destacar as iniciativas para melhoria da mobilidade urbana em todo o Brasil. É dirigido à sociedade civil – pessoas, associações, entidades de bairro ou comunidades, escolas, ONGs, empresas, poder público, agentes públicos – enfim, todos que estejam atuando de forma inovadora em benefício da mobilidade na cidade.

Uma pedalada diferente ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, o prefeito Fernando Haddad e o secretário de relações internacionais, Leonardo Barchini pedalaram com o cicloativista norte-americano Gary Fisher, reconhecido como um dos criadores da mountain bike e um dos principais designers de bicicletas do mundo. Outras informações aqui.

Departamento de Imprensa – CET