Conheça aqui as iniciativas que o júri internacional e o público escolheram como mais inovadoras para melhorar as condições de mobilidade no Brasil.
Realização de: Observatório Nacional de Segurança Viária
Estado: SAO PAULO
Cidade: INDAIATUBA
Ver IniciativaO Movimento MAIO AMARELO nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito. O movimento defende a mobilização conjunta entre poder público e Sociedade civil para discutir o tema, engajar-se em ações educativas e em atividades que difundam informação para promover a mudança real do comportamento de todos no trânsito.
Esta categoria inclui Informação e segurança, campanhas de convivência pacífica e compartilhamento dos espaços de mobilidade, sistemas de informação de trajetos, intermodalidade com os transportes coletivos e outras formas de melhoria das condições e incentivo ao uso da bicicleta e ao pedestrianismo.
Realização de: André Biselli
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaRealização de: Suzana Leite Nogueira Kagianidis
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaRealização de: Transporte Ativo
Estado: RIO DE JANEIRO
Cidade: RIO DE JANEIRO
Ver IniciativaEsta categoria inclui escalonamento e flexibilização do horário de trabalho, teletrabalho (trabalho remoto) e uso de ferramentas virtuais, estímulo ao compartilhamento de carros, ao sistema de rodízio e à carona solidária, associação com outras empresas, formação de redes de condomínio e vizinhança, ações de comunitárias para o uso racional dos transportes e segurança, fóruns de discussão e troca de informações, formação de redes em escolas e outros locais de afluência, e outras formas de estímulo ao uso dos modos sustentáveis de transporte, disseminação do conhecimento e ampliação da atuação comunitária.
Realização de: Rodrigo Paulino Gonçalves
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaRealização de: ONG Associação Ciclo Urbano
Estado: SERGIPE
Cidade: ARACAJU
Ver IniciativaEsta categoria inclui ações pela melhoria dos espaços públicos de espera e acesso aos sistemas de transportes, qualidade dos espaços públicos utilizados para a mobilidade urbana (calçadas, iluminação, segurança), sistemas de informação, acessibilidade e apoio a pessoas com mobilidade reduzida, sinalização e informação, segurança, educação para a mobilidade, convivência entre os modais, cultura de paz no trânsito e na cidade, novas cortesias, novos modos de acesso aos bens comuns de mobilidade, e outras ações de melhoria dos espaços públicos de mobilidade urbana e de resgate do sentido de comunidade no trânsito e na cidade.
Realização de: Secretaria de habitação de São Paulo / Elisabete França e Irene Quintáns
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaRealização de: Gilmar Altamirano
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaEsta categoria inclui criação de ferramentas reais e virtuais, interativas ou não, que propiciem e facilitem a mobilidade, aumentem a segurança nos deslocamentos pela cidade, incentivem o uso racional dos transportes e o uso dos sistemas coletivos e não-motorizados e estabeleçam a troca de informações e o debate sobre mobilidade urbana entre os cidadãos. Inclui programas de radio e televisão, sites e aplicativos, assim como sistemas de informação e comunicação in-loco.
Realização de: Antonie (Tony) Nyenhuis
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaEsta categoria inclui sistemas de informação ao usuário, intermodalidade, incentivo ao uso, segurança e outras formas de aumento e melhoria da qualidade dos sistemas de transportes coletivos.
Realização de: Shoot The Shit
Estado: RIO GRANDE DO SUL
Cidade: PORTO ALEGRE
Ver IniciativaEsta categoria inclui Experiências de compartilhamento e carona, rodízios, estacionamento alternativo, taxi e outras formas de uso racional do automóvel.
Realização de: Marcio Henrique Nigro
Estado: SAO PAULO
Cidade: SAO PAULO
Ver IniciativaRealização de: Pedro Dias
Estado: RIO DE JANEIRO
Cidade: RIO DE JANEIRO
Ver Iniciativa