MODOS
NÃO-MOTORIZADOS

PROGRAMA CICLOVIDA

CURITIBA, PARANA

Ver mais iniciativas

Como foi implantada

A motivo para a criação do Programa Ciclovida veio através de uma pesquisa realizada em 2003 pelo PIQV (Programa Institucional de Qualidade de Vida), sobre hábitos de vida dos servidores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e nessa pesquisa foi verificado que 65% dessa população era sedentária. A justificativa para a não prática de atividade física regular da maioria dessas era a falta de tempo. Contudo, essas mesmas gastavam em média mais de 2 horas diárias no trânsito. Com essa informação, surgiu o questionamento e proposta de o porque não aproveitar o tempo perdido dentro de veículos automotores e aliar a necessidade de deslocamento fazendo uma atividade física. Inicialmente o programa se instalou dentro do Núcleo de Psicologia do Trânsito, hoje transformado em Núcleo Interdisciplinar de Mobilidade, devido ao envolvimento de vários outros campos de conhecimento como Educação Física, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes, Comunicação Social e Direito.

Principais objetivos da iniciativa

O objetivo do programa é tornar a Universidade Federal do Paraná um núcleo irradiador da cultura de mobilidade urbana sustentável, com ênfase na bicicleta. Acreditamos que a Academia tem o dever de estar na vanguarda das transformações sociais. Nesse sentido, buscamos gerar uma comunidade universitária entre técnicos, professores e alunos que usam, pesquisam e divulgam os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte.

Público Beneficiado

Acadêmicos e população em geral.

BenefĂ­cios e impactos gerados

Atuamos inicialmente com a articulação e participação de reuniões com os poderes públicos e sociedades organizadas. Dessa forma conseguimos sensibilizar os gestores quanto a causa e colocá-la na agenda política da cidade. A cidade começou a se adequar, retirando o foco do veículo automotor individual, para melhoria de eficiência de diferentes modais de transportes. Para a bicicleta, resultou o Projeto de Lei 316/12 que define o em Setembro como o mês da bicicleta, Plano Diretor Cicloviário com novas obras para o aumento da malha cicloviária e recuperação das antigas. Na universidade, o programa desenvolveu e executou a instalação de centenas de paraciclos e espaços para estacionamento de bicicletas. Também realizou publicações como relatórios do Desafio Intermodal (atividade realizada e organizada anualmente pelo programa que busca analisar a eficiência de diferentes modais de transporte na cidade), o guia "Ciclovida: Pedalando na CIdade" e o livro "A Cidade em Equilíbrio: contribuições teóricas ao terceiro Fórum Mundial da Bicicleta - Curitiba 2014".

Como se dá a participação

Através da participação voluntária no Desafio Intermodal. Participação e apreciação em debates, palestras, atividades artísticas, oficinas de capacitação e intervenções urbanas no festival "Arte, Bici & Mob", além dos passeios de cicloturismo com agenda para todo o ano organizado pelo programa.

Começou a ser realizada

2004 (informalizado) e 2008 (formalizado).

Site da iniciativa

http://www.ciclovida.ufpr.br/

Ver mais iniciativas