Olhe o Degrau
SAO PAULO, SAO PAULO
A topografia de São Paulo traz a necessidade de conectar diferentes níveis em sua paisagem. Como resultado, a cidade apresenta inúmeras escadarias com diferentes formas, contextos e tipologias, que apresentam um enorme potencial para a criação de uma rede de espaços livres públicos - criando interessantes atalhos para pedestres, conectando comunidades e oferecendo locais para que as pessoas possam se encontrar, relaxar, brincar, se exercitar e desfrutar vistas deslumbrantes. De maneira geral, as escadarias de São Paulo permanecem como lugares abandonados e sem uso, não sendo reconhecidas como parte da rede de espaços públicos da mobilidade. Prova disso é a inexistência de um trabalho significativo disponível sobre o tema, nem mesmo de um banco de dados confiável com localização das escadarias e suas características. Colocar as escadarias no mapa é aumentar o reconhecimento sobre estes espaços e permitir que pessoas percebam que as escadarias podem ser parte de suas rotinas diárias, sendo incorporadas como atalhos em rotas de pedestres.
Entendendo como conectar escadas e a rede de calçadas existente, podemos aumentar o uso do transporte ativo e reduzir o uso de automóveis particulares na cidade, amenizando a crise de mobilidade que São Paulo enfrenta atualmente. Por isso, a iniciativa busca, de início, mapear as escadarias existentes na cidade de acordo com algumas categorias, através de uma plataforma de mapeamento colaborativo. Com isso, será possível aumentar a visibilidade destas passagens, sugerindo caminhos, apropriações e, inclusive, discutindo uma nova sinalização voltada aos pedestres, com inclusão de diferentes indicações e pinturas. Além disso, as pinturas podem ser usadas para expandir os próprios limites da escada, invadindo os espaços públicos e calçadas adjacentes para convidar a comunidade a visitar esse espaços. Além disso, se faz necessário implementar melhorias nas escadarias. Pensando em requalificar as escadarias da cidade, a organização Cidade Ativa iniciou um projeto piloto em uma escadaria na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, que visa aumentar o reconhecimento sobre as escadarias como oportunidades de espaços públicos e como importantes conexões na rede de mobilidade para pedestres da cidade de São Paulo. A ideia é transformar escadarias através de iniciativas que engajem a comunidade local por meio de intervenções urbanas.
Cidadãos da cidade de São Paulo
O Cidade Ativa iniciou o projeto piloto na Escadaria da Rua Alves Guimarães, no bairro de Pinheiros, envolvendo a opinião dos moradores e usuários do local e incorporando seus desejos e ideias de transformação e revitalização. Essa construção colaborativa se deu através da coleta de ideias em uma Oficina/Picnic realizada na própria escadaria. O espaço foi limpo e decorado e para cada patamar da escada foi planejada uma atividade diferente, convidando as pessoas a explorarem cada um de seus cantos. Foi uma primeira experiência para também testar a forma como o espaço poderia ser utilizado pela comunidade. Como parte da atividade, foi feita uma pesquisa com cerca de 100 pessoas por meio de painéis fixados ao longo da escadaria, além de um questionário online. Essa pesquisa buscou fugir dos moldes tradicionais e investir num diálogo mais divertido e interessante com o público. O Cidade Ativa inovou trazendo uma metodologia baseada em painéis nos quais as pessoas eram convidadas a responder colando adesivos nos campos indicados. Dessa maneira, foi possível visualizar as respostas dos outros e construir coletivamente um consenso sobre os que se desejava para esse lugar. Esse primeiro evento, de maneira geral, desconstruiu alguns preconceitos sobre a escadaria e a reinseriu dentro dos caminhos do bairro. O engajamento da comunidade na requalificação desse espaço revela o interesse que a sociedade, como um todo, tem revelado de reviver as ruas, calçadas e, por que não, escadarias.
O mapeamento colaborativo é uma plataforma aberta que convida a todos a participarem e ajudarem inserindo uma escadaria que conhece. A interface da plataforma é bem simples e permite adicionar comentários e fotos sobre a escadaria mapeada. Já a requalificação da Escadaria da Alves Guimarães está em contínua discussão com os moradores e usuários da passagem, que se mobilizaram e formaram o grupo dos Amigos da Escadaria com o objetivo de levar o projeto para frente e organizar outros eventos nesse espaço. O Cidade Ativa espera contar com o apoio do poder público, em especial da Subprefeitura de Pinheiros, para viabilizar sua implementação e garantir sua manutenção e, por isso, está coletando assinaturas online. Uma vez que esse processo seja replicado em outras escadarias, espera-se que outras comunidades também possam se engajar e liderar requalificações.
01/05/2014