POCKET PARK- PRACINHA OSCAR FREIRE
SAO PAULO, SAO PAULO
Estudar, pesquisar e implantar espaços públicos de qualidade na cidade de São Paulo. No lugar de uma simples rampa de acesso de estacionamento, nasceu uma pracinha em meio a um dos pontos econômicos mais importante da cidade e SP, com acesso público e gratuito. A Pracinha Oscar Freire foi construída dentro do conceito de Pocket Park ou “espaço livre” cujo objetivo é transformar areas públicas residuais ou espaços privados inapropriados em áreas e convivência, lugares mais humanizados , alterando o seu uso e a sua função. O projeto faz parte da iniciativa de REUD para desenvolver espaços urbanos humanizados em São Paulo e foi criado em parceria com o Instituto Mobilidade Verde, uma ONG sem fins lucrativos especialista em desenvolvimento urbano.
Estamos pesquisando a influência dos Pocket Parks em comunidade do entorno, inicialmente notamos que este tipo de espaço gera rapidamente nova vitalidade na rua. Também queremos influenciar os moradores para freqüentar o espaço público, o paulistano é avesso a utilização de áreas de convivência e caminhar pelo bairro. Além disso, estamos estudando formas de auto-gestão e ativação do espaço através de colaboração coletiva e pesquisando a influência do ruído no espaço público, reverberação e absorção dos sons da rua através de materiais utilizados, conforto térmico e cartografia afetiva do espaço.
Melhoria na qualidade de vida, único espaço público gratuito e de qualidade no entorno, nova dinâmica econômica na rua, pessoas começaram a freqüentar o espaço público.
Espaço Público gratuíto, com musica , gastronomia e artes
2014