Experiências de compartilhamento e carona, rodízios, estacionamento alternativo, taxi e outras formas de uso racional do automóvel.
Sistemas de informação ao usuário, intermodalidade, incentivo ao uso, segurança e outras formas de aumento e melhoria da qualidade dos sistemas de transportes coletivos.
Informação e segurança, campanhas de convivência pacífica e compartilhamento dos espaços de mobilidade, sistemas de informação de trajetos, intermodalidade com os transportes coletivos e outras formas de melhoria das condições e incentivo ao uso da bicicleta e ao pedestrianismo.
Ações pela melhoria dos espaços públicos de passagem, espera e acesso aos sistemas de transportes, qualidade dos espaços públicos utilizados para a mobilidade urbana (calçadas, iluminação segurança), sistemas de informação, acessibilidade e apoio a pessoas com mobilidade reduzida, sinalização e informação, segurança, educação para a mobilidade, convivência entre os modais, cultura de paz no trãnsito e na cidade, novas cortesias, novos modos de acesso aos bens comuns de mobilidade, e outras ações de melhoria dos espaços públicos de mobilidade urbana e de resgate do sentido de comunidade no transito e na cidade.
Escalonamento e flexibilização do horário de trabalho, tele-trabalho e uso de ferramentas virtuais, estímulo ao compartilhamento de carros, ao sistema de rodÃzio e à carona solidária, associação com outras empresas, formação de redes de condomínio e vizinhança, ações de comunitárias para o uso racional dos transportes e segurança, fóruns de discussão e troca de informações, formação de redes em escolas e outros locais de afluência, e outras formas de estímulo ao uso dos modos sustentáveis de transporte, disseminação do conhecimento e ampliação da atuação comunitária.
Criação de ferramentas reais e virtuais, interativas ou não, que propiciem e facilitem a mobilidade, aumentem a segurança nos deslocamentos pela cidade, incentivem o uso racional dos transportes e o uso dos sistemas coletivos e não-motorizados e estabeleçam a troca de informações e o debate sobre mobilidade urbana entre os cidadãos. Inclui programas de radio e televisão, sites e aplicativos, assim como sistemas de informação e comunicação in-loco.
Você verá aqui os concorrentes selecionados ao Prêmio Mobilidade e poderá votar na iniciativa que achar mais inovadora.
Transporte particularExperiências de compartilhamento e carona; rodízios; estacionamento alternativo; serviços e usos alternativos de taxi e outras formas de uso racional do automóvel.
Transporte coletivoSistemas de apoio ao usuário; incentivo ao uso; intermodalidade e interação com os outros sistemas de transportes; aumento dos padrões de conforto e segurança e outras formas de melhoria da qualidade dos sistemas de transportes coletivos.
Modos não-MotorizadosAmpliação e melhoria de calçadas e vias cicláveis; informação e segurança ao pedestre e ao ciclista; campanhas de compartilhamento dos espaços de mobilidade; intermodalidade com os transportes coletivos e outras formas de melhoria e de incentivo ao uso da bicicleta e ao pedestrianismo.
Qualidade do espaço público da mobilidadeMelhoria dos espaços públicos de passagem, espera e acesso aos sistemas de transportes; acessibilidade e apoio a pessoas com mobilidade reduzida; educação para a mobilidade e a convivência entre os modais; cultura de paz no trânsito e na cidade; novas cortesias; acesso aos bens comuns de mobilidade e outras ações de resgate do sentido de comunidade e de melhoria dos espaços públicos de mobilidade.
Organização comunitária e do trabalhoEscalonamento e flexibilização do horário de trabalho; teletrabalho e uso de ferramentas virtuais; carona solidária e estímulo a novas formas de locomoção; formação de redes de empresas e vizinhança; ações comunitárias para o uso racional dos transportes; formação de redes em escolas e locais de afluência e outras formas de atuação comunitária e estímulo.
Tecnologia e comunicaçãoCriação de ferramentas de mobilidade reais e virtuais, interativas ou não, que incentivem o uso racional dos transportes, aumentem a segurança e ampliem a troca de informações e o debate entre os cidadãos. Inclui programas de rádio e televisão, sites e aplicativos, assim como sistemas de informação e comunicação in-loco.
Para participar do Prêmio Mobilidade Minuto você deverá nos enviar até 5 fotos e um vídeo de até 2 minutos, mostrando como funciona a iniciativa.
Queremos que você mostre, por meio de imagens, aquilo que você considera mais importante na iniciativa que está sendo inscrita: alguns detalhes, os preparativos, a participação das pessoas, a reação do público ou um detalhe que caracterize a atividade ou seu impacto na melhora da mobilidade.
Você pode nos enviar até dois trechos de vídeo que juntos não ultrapassem 2 minutos. Este filme poderá ser feito pelo telefone celular, de maneira muito simples. O importante é que retrate a iniciativa em funcionamento. Se for possível, enquanto estiver filmando, narre o que está sendo mostrado, identificando o lugar e as pessoas que aparecem.
ATENÇÃO Todas as imagens e vídeos são de uso exclusivo do júri do Prêmio Mobilidade Minuto e não serão utilizadas para nenhum outro fim.