Prêmio fotográfico quer discutir mobilidade e bike em SP e NY

Discutir a ideia de mobilidade urbana e, principalmente, a importância do uso da bicicleta, além de levantar questões sobre qualidade vida, relações urbanas, sustentabilidade e espaços públicos. Esses são os principais objetivos do projeto “Am I Invisible?”, promovido pela organização “Bicycle Utopia”, fundada pela fotógrafa norte-americana Jeanne Hilary. Em 2013 e 2014, o projeto realizou, em Nova York, uma série de ações, como concurso fotográfico, exposições e debates sobre essa temática tão importante nos dias de hoje.

A edição do projeto “Am I Invisible?” deste ano será feita numa parceria entre Nova York e São Paulo. O objetivo é apontar e debater aspectos em torno da bicicleta e da mobilidade urbana, criando um diálogo entre as duas metrópoles, pela arte e fotografia. Assim, em 28 de abril, foi lançando o prêmio “Invisível? SP | NYC”, com o tema “Que São Paulo se torna visível por causa da bicicleta?”.

Para participar, os interessados deverão entrar no www.cicloutopia.com e enviar suas imagens até o dia 30 de junho. Todas as fotos enviadas para o prêmio ficarão concentradas no próprio site, o que possibilita um diálogo visual entre as duas cidades. Uma comissão julgadora analisará as fotografias e as melhores imagens serão premiadas. A Panamericana Escola de Arte e Design oferecerá bolsa de estudos para cursos de curta duração aos autores dos dois melhores trabalhos.

 

Comissão julgadora:
São Paulo
Daniele Dal Col, sócia-diretora da Galeria Superfície
Elcio Ohnuma, coordenador de fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design (SP)
Renata Falzoni, jornalista fundadora do portal de notícias Bike é Legal

Nova York
Karen Overton, diretora executiva da ONG Recycle-A-Bicycle
Louise Weinberg, curadora do Queens Museum
Zanna Gilbert, curadora do MoMa (Museum of Modern Art – NYC)

Serviço:
Prêmio “Invisível? SP | NYC” de Fotografia e Arte
Período: 28 de abril a 30 de junho
Tema: “Que São Paulo se torna visível por causa da bicicleta?”
Inscrições: www.cicloutopia.com