Desafio São Paulo 2030: saiba como foi

 Com a exibição dos vídeos das quatro equipes finalistas e anúncio dos vencedores, terminou na semana passada o Desafio São Paulo 2030, realizado no âmbito do OpenLab Amlat de Design e Mobilidade, grupo de estudos avançados sobre perspectivas do futuro da mobilidade. O desafio deste ano era a producão de um vídeo representando o cenário da cidade de São Paulo em 2030 e o impacto do transporte autônomo.

A cerimônia de encerramento, ocorrida no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi presidida pela diretora da faculdade, Angélica Alvim, com a presença da diretora-executiva do IVM-Brasil, Luiza de Andrada e Silva e Emmanuel Hedouin, do Grupo PSA.

As quatro equipes finalistas tiveram seus vídeos apresentados, sendo dois deles transmitidos ao vivo pelo IVM em nossa página; De acordo com os critérios de avaliação do juri para os vídeos – criatividade, impacto, modelo, simplicidade e humanização da mobilidade – a grande vencedora foi a equipe 1, composta por Cécile Roger (design), Juliana Reis (arquitetura), Mirela Lemos (jornalismo) e Thiago Uemura (engenharia mecânica). Os finalistas receberam placas de honra pelo trabalho realizado, e o vencedor, um troféu. O júri também concedeu uma menção honrosa para a equipe 9, composta por Perrine Bader (design) e Carlos Wieck (arquitetura), pelo trabalho “Autônibus”.

Equipe 1, premiada como vencedora, recebendo o troféu e certificados

O júri, internacional, foi composto por profissionais de diversas áreas. Dentre os internacionais, Mireille Apel-Muller, diretora do IVM-Internacional, Patricia Jonville, diretora do programa de Eco-Mobilidade do Instituto Vedecom e Pablo Averame, diretor de marketing de produto do Groupe PSA na América Latina. Por parte dos brasileiros, Daniel Nozaki, diretor do Design AMLAT do Groupe PSA na América Latina, André Santoro, coordenador do curso de jornalismo do CCL-Mackenzie, e Lucas Fehr, coordenador do curso da FAU-Mackenzie.

diretora da FAU-Mackenzie, Angélica Alvim, discursando

A primeira fase do Desafio OpenLab AmLat: São Paulo 2030 se concluiu após duas semanas do seu início. Depois de plantões e conversas com a comissão organizadora, as equipes entregaram estudos em forma de texto, com reflexões sobre desafios da mobilidade em São Paulo e o transporte autônomo.

As equipes selecionadas para a segunda fase tiveram a oportunidade de participar do workshop de cenarização com Jean-Luc Pognon, do grupo PSA. Inovação e o serviço do carro autônomo foram muito discutidos entre Pognon e os estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, enquanto imaginavam cenários de aplicação do transporte na São Paulo de 2030.

O OpenLab AmLat é uma iniciativa do IVM em parceria com o Groupe PSA. Confira mais fotos da cerimônia de encerramento, além de imagens do semestre todo, do processo do OpenLab abaixo:

Equipe 3 recebendo a placa de finalista, junto à integrantes da comissão do OpenLab

Perrine Bader, da equipe 9, recebendo a menção honrosa

Equipe 8 recebendo a placa de finalista

Workshop de cenarização com Jean-Luc Pognon

Workshop de cenarização com Jean-Luc Pognon

Conversa e atendimento com Emmanuel Hedouin pelo OpenLab

Apresentação do Desafio OpenLab, em setembro

Luiza de Andrada e Silva, na apresentação do OpenLab em setembro

Abertura do Desafio OpenLab em setembro/2016