IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Fábrica do Movimento

Prefeitura de SP lança manual para criação de paraciclos

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial do Município, um manual desenvolvido para auxiliar a instalação de paraciclos na cidade de São Paulo.

A padronização destes dispositivos, utilizados para o estacionamento de bicicletas
em áreas públicas ou privadas, garante também o aumento do conforto e da segurança aos ciclistas.

A instalação de paraciclos na cidade de São Paulo poderá ser realizada em áreas públicas ou privadas, principalmente nas regiões próximas a estabelecimentos comerciais, de serviço ou de instituições que possam contribuir com a ampliação das vagas ofertadas, estimulando o uso da bicicleta, principalmente em locais próximos às ciclovias.

“O manual estabelece regras para que qualquer munícipe possa instalar os paraciclos em um local próximo a sua residência ou comércio. Funciona como um parklet, você cria o equipamento, mas não poderá restringir ou condicionar o seu uso, quando estiver instalado em um local público. Esta é mais uma facilidade que se cria na cidade, que tanto precisa desses equipamentos”, afirmou o superintendente de Planejamento e Projetos da CET, Ronaldo Tonobohn.

A instalação deverá ser feita em áreas de fácil acesso e boa visibilidade, permitindo sua fácil e rápida identificação pelo usuário, de preferência em locais bem iluminados, para dar mais segurança ao ciclista.

Além disso, os bicicletários e paraciclos integrados ao sistema transporte, incluindo CPTM, Metrô, e os terminais de ônibus da SPTrans, contam com 6.225 vagas, sendo 6.033 em bicicletários.

Pular para a barra de ferramentas