Polícia vigiará praias do Rio com bikes elétricas

Divulgação Governo do Rio de Janeiro/Clarice Castro

Bicicletas elétricas serão a nova “arma” dos policiais cariocas para reforçar a segurança nas praias e locais turísticos da cidade.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro decidiu que os policiais militares vão trocar as tradicionais bicicletas pelas elétricas, com o objetivo de facilitar o trabalho de vigilância e segurança.

Ao todo, serão disponibilizados para cada Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) 48 bicicletas elétricas, que deverão ser usadas em pontos turísticos mais visitados, como as orlas das praias de Copacabana, Leblon, Ipanema e Flamengo, e também, no entorno do Cristo Redentor.

Segundo o tenente-coronel Luciano Araújo, subcomandante da BPTur, as bicicletas elétricas darão agilidade no deslocamento dos policiais, permitindo que eles possa coibir os crimes antes que aconteçam.

Outra vantagem é o maior contato entre policiais e a população. “A bicicleta permite uma integração maior com a sociedade. Com o transporte, os PMs ficam mais próximos dos pedestres na hora de oferecer alguma orientação ou ajuda”, explica Araújo.