Plataforma colaborativa mapeia e avalia estabelecimentos para ciclistas

BIKEIT! é uma  plataforma colaborativa desenvolvida pelo coletivo CRU, de São Paulo, e dirigida ao  ciclista urbano brasileiro que enfrenta as dificuldades diárias de falta de estruturas seguras e de informação. A iniciativa  consiste em oferecer aos interessados um mapa com pontos georreferenciados com  avaliações sobre estabelecimentos e sua receptividade aos clientes ciclistas. Diariamente, são postadas diretamente pelos ciclistas informes sobre a qualidade de suas experiências nos diversos locais relativos a bicicleta. Em cada informe, o usuário deve  avaliar o estabelecimento como REPROVADO, APROVADO ou BIKEIT! (este último significando que o local é um exemplar amigo do ciclista).

Uma das gestoras da iniciativa, Luiza Peixe, enfatiza que por se tratar de uma plataforma colaborativa, o BikeIT! depende totalmente da participação do público. Ela lembra que todas as avaliações são criadas por e para o público. Porém, na atual condição Beta da plataforma, ainda não há tecnologia de código suficiente para que as avaliações sejam automaticamente postadas no site. Por ora, todas as avaliações enviadas são publicadas posteriormente pela equipe de moderadores locais.

“O prêmio Mobilidade Minuto nos rendeu visibilidade e, a partir disso, recebemos novas avaliações e novos integrantes nas nossas comunidades em redes sociais. Somos muito gratos  ao Instituto Cidade em Movimento por nos possibilitar a expansão do nosso mapa e por promover iniciativas tão inspiradoras e benéficas à mobilidades e cidadania”, diz Luiza, em nome de todos do coletivo CRU e moderadores do BikeIT.

Colaboração –  Segundo Luiza, em breve o site será relançado numa nova plataforma, mais moderna e mais eficiente. Lançada em abril de 2012 no município de São Paulo, desde fevereiro de 2013, a ação começou a se expandir para outras cidades.

Conheça, participe, divulgue BikeIT!

Vejas as demais iniciativas ganhadora s e menções  logo premio