Pedal Social oferece bicicleta a quem não pode pagar condução

Pedal Social é uma iniciativa da ONG Instituto Mobilidade Verde e consiste em emprestar bicicletas para pessoas que não podem pagar pelo transporte público. O sistema foi implantado em São Paulo  há dois anos em função de resultado de uma pesquisa  que mostrava que muitos dos  moradores de rua ou de albergues, comunidades e cortiços, no centro da cidade, estavam ali por não ter como voltar para casa ou não aceitavam trabalhos por esta mesma razão de falta de recursos para o transporte.

Totalmente gratuito, o projeto é realizado em parceria com a comunidade. As bicicletas são doadas por pessoas físicas e pela iniciativa privada.

Para Lincoln Paiva, do Instituto Mobilidade Verde, receber a menção honra do Mobilidade Minuto é importante para a divulgação da iniciativa, o que é fundamental para aumentar o número de bicicletas para empréstimo. “O mais importante é que o reconhecimento também estimula outras organizações a desenvolverem projetos para melhoria da mobilidade urbana no país.”

O Instituto Mobilidade Verde retira as bicicletas nas residências ou empresas doadoras e desenvolve  “workshops” com a comunidade para o conserto das mesmas. A gestão da bicicleta é realizada por parceiros locais.

Segundo os organizadores,   iniciativa Pedal Social já beneficiou 400 pessoas. Para participar do projeto, o interessado deve se cadastrar pessoalmente na sede do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, no centro de São Paulo.

 

Conheça, participe, divulgue Pedal Social 

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções   logo premio