IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

PASSAGENS – Objetivos

Abrir a passagem para dar acesso ao direito à cidade

Esta pesquisa-ação dedicada à gestão contemporânea das passagens como garantia da mobilidade das pessoas ou bairros isolados inscreve-se plenamente na missão do IVM. Ao colocar na agenda a superação de barreiras urbanas, o Instituto Cidade em Movimento quer chamar a atenção para as passagens «do século 21”.
Facilitar a passagem para facilitar o movimento

Passages-21

  • Incitar os atores da cidade a pensar e desenvolver microarticulações realizáveis de maneira rápida e com orçamentos acessíveis pode contribuir para a urbanidade e para a qualidade da vida urbana.
  • Demonstrar como uma pequena intervenção, por meio da arquitetura, do projeto, da apropriação, da movimentação etc. pode modificar a relação entre dois territórios, dois modos de transporte.
  • Valorizar a passagem como uma dupla experiência de urbanidade e de mobilidade.
  • Adotar uma abordagem sustentável contribuindo para melhorar o desempenho do uso dos meios não motorizados e a construção das continuidades urbanas. Estimular novas maneiras de fazer cidade, que associem o público e o privado e conjuguem diferentes campos técnicos e de especialização.
  •  Desenvolver uma nova reflexão inovadora sobre os modos de apropriação e participação da sociedade civil, sobre os serviços públicos e sobre os moradores enquanto pedestres.
  • Testar in loco a construção de novas passagens em diferentes cidades do mundo: convocar concursos de projeto e de arquitetura seguidos de atividades, propostas de serviços e de ampliação da informação, performances artísticas.
  • Convocar o grande público por meio de exposições, projeção de filmes, encontros e publicações.

 

PASSAGENS: O que é

PASSAGENS – Chamado para a inovação

PASSAGENS – Diversidade de formas, de países, de disciplinas

PASSAGENS – Locais demonstradores em curso

PASSAGENS – Intervenções para quem? Com quem?

PASSAGENS – Equipe

Pular para a barra de ferramentas