Concurso de Toronto: projetos serão apresentados em julho

Começa no dia 2 de julho o workshop com os seis times finalistas da competição internacional “Toronto: Passagens no Subúrbio da Cidade”.

O concurso integra o programa “Passagens: Espaços de Transição para o Século 21”, do Instituto Cidade em Movimento (IVM).

Será premiado o melhor projeto de integração entre os acessos dos pedestres e os pontos de parada da nova linha de veículo leve sobre trilhos (LRT) da East Sheppard LRT Line, na cidade canadense.

Os finalistas dedicarão, de 2 a 9 de julho, à apresentação dos projetos.

No dia 9, haverá uma exposição pública das propostas, a seleção final do júri e a proclamação do vencedor.

Os finalistas foram escolhidos na primeira quinzena de maio, com participação de candidatos dos Estados Unidos, Canadá, Itália, Eslováquia, Reino Unido e Bélgica.

No total, concorreram 45 equipes de 29 nacionalidades.

Elas foram desafiadas a apresentar soluções criativas para integrar as áreas de circulação de pedestres e as rotas dos LRTs em duas regiões de Toronto: Palmdale Drive e Agincourt Drive.

Os projetos devem estar de acordo com o conceito de “pequenas intervenções urbanas de múltiplos impactos”, do IVM, para melhoria da qualidade de vida nas metrópoles.

As linhas de LRT (Light Rail Transit) fazem parte do plano de obras de mobilidade urbana da Prefeitura de Toronto, que abrigará os 17º Jogos Pan-americanos entre 10 e 26 de julho.

Com o apoio do IVM, a competição é organizado pela empresa de transporte Metrolinx e a faculdade de arquitetura e paisagismo da Universidade de Toronto, em parceria com o Instituto Francês de Toronto e a Prefeitura Municipal.

As regras do concurso estimularam a participação de jovens profissionais e estudantes nas áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design.

Os finalistas:

Knuckles and Jogs (EUA, Canadá, Itália): Michael Piper, Ultan Byrne, Roberto Damiani, We Michaels e Frank Ruchala;

Plusofficearchitects + Delva Landscape Architects (Bélgica): Ward Verdakel, Pieter Vandenhoudt, Rémi van Durme, Dorien Pelst, Steven Delva, Pieter Thews, Jens Jorritsma e Jelmar Brouwer;

One Team (Eslováquia): Tomáš Hanáček, Vladimír Hain, Michal Ganobjak, Katarína Boháčová;

In Praise of Urban Errors (Itália): Laura Cipriani, Leonardo Zuccaro Marchi, Alice Covatta, Nadia D’Agnone;

Matthew Springett Associates Ltd. (Reino Unido): Chris Sharpe (Holistic City), Fiona MacDonald & Liat Margolis, Matthew Springett (MSA), Andrew Slack (MSA) e Kate Slattery (MSA);

The Open Workshop +  Surfacedesign inc. (Canadá, EUA): Neeraj Bhatia, Geoff di Girolamo.

Saiba mais sobre o concurso.