Passagens Jardim Ângela: conheça a equipe do Estúdio Numena

O Bambuzal foi a passagem escolhida pela equipe multidiscplinar do Estúdio Numena, formada pelo arquiteto Luís Felipe Abbud, pela artista visual Iara Freiberg, pelo paisagista Roberto Rüsche e pelas estudantes de Arquitetura, Bruna Marchiori Souto, Laura Pappalardo e Bárbara Fernandes. Finalistas do concurso Passagens Jardim Ângela, o grupo propõe a regularização ergonômica de quatro trechos da passagem a confecção de mobiliários urbanos a instalação de canteiros e hortas verticais e o tratamento cromático para provocar uma experiência estética e conferir identidade.

Segundo a equipe, o Bambuzal foi escolhido por sua situação de topografia acentuada e irregular, seu posicionamento dentro do contexto urbano do distrito do Jardim Ângela e pelo conjunto de equipamentos e espaços públicos existentes em seu entorno.

Luís Felipe explica que a motivação para participar do concurso veio da vontade em praticar o projeto de espaço público – um espaço que, em suas palavras, pertence a todos mas ao mesmo tempo é propriedade de ninguém. “Nós temos como missão elaborar um projeto capaz de atenuar eventuais conflitos e incompatibilidades culturais que possam existir internamente”, complementa.

Para o workshop, a expectativa é de aprendizado e de curiosidade sobre a estrutura proposta para a oficina, que substitui o ambiente tradicionalmente privado e de especulações reservadas típico de competições, por um modus operandi similar a uma oficina colaborativa. Luís questiona: “será um ambiente de criação coletiva, ou um ambiente de pressão e protecionismo de ideias por parte desta e das demais equipes finalistas? Será que teremos uma sequência de generalidades com sutis diferenças, ou haverá espaço para grandes surpresas? Será essa segunda fase do concurso algum tipo de Masterchef de arquitetura, com competidores eufóricos e jurados atentos em busca da proposta mais apetitosa?”.

Luís, só esperando – e vivendo – para saber ;-)

Abaixo, veja quem é quem na equipe. Acesse todos os projetos finalistas clicando aqui.