IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

PASSAGENS – diversividade de formas, de países, de disciplinas

Busca e experimentação

Desenvolver vários espaços demonstradores concretos sobre os locais propostos pelas cidades associadas ou em processo de prospecção (Barcelona, Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Xangai, Toronto, Tours, Valparaíso …) com a organização de concursos de ideias no âmbito internacional nos campos de arquitetura, urbanismo, artes plásticas, projeto de serviços.

Clube cidades de passagens

Um clube foi criado  em torno a uma declaração de intenção de cidades, empresas, associações, com a finalidade de favorecer a formação de representantes da cidade por meio de trocas de experiências.

Centros de pesquisa vinculados às experiências locais

Diz respeito a redes de universidades, laboratórios de pesquisas, ateliês pedagógicos trabalharão sobre as dimensões locais da passagem, nas cidades que propuseram locais demonstradores e também nas cidades de Cantão, Paris, Rio de Janeiro, Santiago, São Paulo…

Programa de artes “satélite”

Exibições in situ, espetáculos de dança cinema, artes plásticas, concursos de curtas-metragens, convocatória para a apresentação de projetos internacionais…

Colóquio internacional com as cátedras do IVM (na América Latina, China, Europa)

Para aprofundar a temática “Passagem do século 21” sob uma perspectiva multidisciplinar.

Exposição internacional

A partir do conjunto de experiências e realizações, testemunho de novas necessidades e ideias emergentes.

Publicações

Catálogo da exposição, dossiês temáticos.

Web site colaborativo

 

PASSAGENS – Locais demonstradores em curso

PASSAGENS – Intervenções para quem? Com quem?

PASSAGENS – equipe 

Pular para a barra de ferramentas