IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Passagens

Os infortúnios da Perimetral e as aspirações das vias urbanas

Em um dos estudos realizados pelo Hub Passagens, Fabiana Izaga, professora adjunta da UFRJ e secretária geral do Instituto de Arquitetos do Brasil, membro da cátedra latina do IVM, discorre sobre os efeitos da Perimetral, autopista elevada que permeava o centro carioca, e as aspirações urbanas contemporâneas.

Perimetral e praça - antes

Praça Mauá: antes e depois da demolição da Perimetral

perimetral depois6

O urbanismo da capital do Rio de Janeiro foi inspirado no Plan Doxiadis, que previa a Guanabara recoberta por autopistas, o plano de ação levou à construção de múltiplas vias elevadas, entre elas, a Perimetral. Depois de décadas de polêmicas e debates, uma implosão cinematográfica colocou abaixo esta barreira aérea.  Mas resta agora o desafio de como reestabelecer as passagens no nível do porto.

galeria1_1

Fotos: demolição da Perimetral. fonte: g1.com

perimetral2_1

Um de seus melhores frutos, em conjunto com a implantação de um VLT (conectando catalisadores como o aeroporto Santos Dumont e o Largo da Carioca), seria uma mobilidade mais bem estruturada e menos rodoviarista. Porém, o contraste de ação se deu quando foram projetadas mais vias expressas no nível térreo: ou seja, o espaço volta a estar fraccionado, sem conexão entre o núcleo urbano e o frente marítimo e, mais uma vez, o fluxo peatonal não é protagonista.

pós perimetral (infortunios)

Cidade para quem?

Dessa maneira, o cenário das Passagens entra em evidência – quais os tipos, confortáveis ou forçadas e as quais as possibilidades de circulação – em meio à alta velocidade motorizada? Complementando tais situações, a professora Fabiana Izaga expõe a ausência de plano habitacional para a região – antes residencial em 15% – questionando a vivacidade no empreendimento e os possíveis interesses de um consórcio.

portomaravilha_07

Alguns dos pontos de parada do VLT próximo ao Largo da Carioca

AI2B-UFRJ: Atelier Integrado de Projeto Urbano

Ainda sobre mobilidade e urbanismo, vale conferir o trabalho do AI2B, atelier de pesquisa em projeto urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, coordenado pela própria Fabiana, Diego Portas e Maria Paula Albernaz.

 

Links de interesse:

Operação Consorciada Porto Maravilha (link: http://www.portomaravilha.com.br/continuities_and_changes

Plan Doxiadis (link: http://www.doxiadis.org/Downloads/rio.pdf)

Ai2B (link: http://ai2b.blogspot.com.br/)

 

 

Pular para a barra de ferramentas