OpenLab de Design e Mobilidade: conheça blog com biblioteca de dados

O Desafio São Paulo 2030 chegou ao fim, mas o OpenLab Blog continua a todo vapor – com atualizações semanais e mantendo o banco de dados que foi alimentado ao longo do semestre. Com dezenas de notícias coletadas de pesquisas sobre o veículo autônomo e possíveis cenários da tecnologia e do urbanismo em um futuro breve, o blog apresenta o banco de dados dentro do menu “Plataforma de Pesquisa”, onde há três sub-menus: Cidade Conectada, Serviços do Transporte Autônomo e Estrutura da Cidade.

 

 

Em cada um deles, notícias e reportagens sobre transporte autônomo – de carros até caminhões para logística, as investidas das empresas de comunicação na área, como Google e Uber, os novos serviços possíveis em tal transporte (é possível imaginar uma sala de estar ou de negócios em um carro de layout sem motorista, por exemplo), e a pauta da sustentabilidade, em um cenário no qual a mobilidade e a eficiência energética são cruciais para cidades saturadas em gases de combustíveis fósseis e engarrafamentos.

Acompanhe as notícias semanais do OpenLab AmLat de Design e Mobilidade, promovido pelo IVM e pelo Grupo PSA, em nosso BLOG!

 

SOBRE O OPENLAB AMLAT DE DESIGN E MOBILIDADE

O Openlab AmLat  de Design e  Mobilidade  é uma iniciativa piloto do Grupo  PSA (ex- Peugeot Citröen), do IVM, Instituto Cidade em Movimento e a da Faculdade de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizada no âmbito do CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO E CULTURAL existente entre o IVM e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde outubro de 2013;

Tem como objetivo geral reunir estudantes e especialistas de diversas áreas do conhecimento para pesquisa, debate, reflexão e elaboração de projetos criativos para a mobilidade do futuro próximo nas cidades latino-americanas.

No amplo leque de questões relacionadas à mobilidade, o Openlab Amlat tem foco nos temas:

  • Novos usos do carro e os carros autônomos;
  • As mudanças de paradigmas e de configuração urbana (e equipamentos) em função das novas alternativas de transporte e a intermodalidade.
  • Serviços, conexões e novas demandas relativas à mobilidade e transporte

MISSÃO:

Contribuir com a sociedade e o poder público propondo visões inovadoras referentes à mobilidade nos grandes centros urbanos da América Latina.