‘Olhe o Degrau’ faz análise das escadarias do Jardim Ângela

Marina Harkot
Cidade Ativa

Começou o trabalho em campo do projeto Olhe o Degrau-Jardim Ângela!

Na terça-feira, dia 4 de agosto, a equipe do Cidade Ativa caminhou pelo bairro revisitando as escadarias mapeadas a fim de conversar com a população e entender melhor a percepção dos usuários a respeito daqueles espaços. A investigação faz parte do projeto PASSAGENS, iniciativa do IVM – Instituto Cidade em Movimento. Em conjunto com outros grupos que estão estudando diferentes dinâmicas dentro do bairro, buscaremos promover intervenções que facilitem a mobilidade dos pedestres – articuladas com o corredor de BRT previsto para ser implementado no local.

O trabalho na região do Jardim Ângela, conhecida por sua alta vulnerabilidade social e pelas surpreendentes taxas de violência que perduraram os anos 90 inteiros, tem como objetivo envolver a população na reflexão acerca dos espaços públicos em torno das escadarias do bairro e sonhar junto com ela maneiras de transformar estes locais de passagem em lugares de estar.

 Passamos por 14 escadões localizados no raio de um quilômetro do futuro corredor de BRT que será implementado na Estrada do M’Boi Mirim e avaliamos os espaços através dos sete critérios de avaliação da metodologia Cidade Ativa (segurança, proteção, acessibilidade, versatilidade, atratividade, conectividade e resiliência).

Leia o material completo no Cidade Ativa.

Confira o vídeo sobre o dia de oficina aqui!