IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Cidade Legível

O que é uma cidade legível aos seus habitantes?

Muito fala-se sobre informação viária aos meios de transporte motorizados – mas como o pedestre lê a cidade? A mobilidade a pé é a mais sustentável ao meio ambiente, além de gerar, por consequência, uma cidade mais habitada e ativada. Para isso, informação e atratividade é fundamental para que o passante possa compreender e ser parte do local – filosofia que o IVM – Instituto Cidade em Movimento acredita e atua pela frente Cidade Legível.

No entanto, políticas públicas vinham apresentando as renovações na infraestrutura da cidade sob um viés motorizado – viadutos, pontes, novas pistas para veículos, enquanto o espaço para o pedestre, suprimido ou remediado por passarelas pouco atrativas. Os últimos anos, por outro lado, denotam o movimento de reinvindicação do espaço público pelos seus habitantes ao redor do mundo.

Por cidades mais seguras e mais humanas, medidas vem sendo tomadas tendo em vista a experiência do passante. Levando em consideração a alta incidência de atropelamentos na India, estão sendo testadas formas alternativas de segurança para o pedestre.

 

screen-shot-2016-10-25-at-3-18-30-pm

Faixas de pedestre na Índia: testes com pinturas tridimensionais

 

Em vez de faixas comuns ou lombadas fisicas, faixas de travessia em 3D foram implantadas em Chennai e Ahmedabad desde o começo do ano. A iniciativa mostra uma forma alternativa de implantar arte urbana, pelos artistas urbanos Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandya.

Cidade Legível, uma das frentes de pesquisa do Instituto Cidade em Movimento, visa discutir e encontrar soluções para a sinalização nas cidades, sob o ideal da legibilidade da cidade como direito do cidadão. Com um projeto completo de sinalização para o Metrobús de Buenos Aires (confira aqui) e mapas para deficientes visuais no Metrô de Paris, acompanhe Cidade Legível, seu primeiro projeto e os estudos e intervenções no Brasil.

screen-shot-2016-10-25-at-3-42-23-pm

Prefeito de cidade na Índia tuíta sobre a iniciativa das faixas com efeitos tridimensionais

Pular para a barra de ferramentas