IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Publicações

O duplo sentido da rua

foto3

A questão do uso da rua, no duplo sentido da partilha e da separação, da convivência e da segregação, é um tema cada vez mais complexo e que assume diferentes formas porque cada situação, cada lugar e cada momento exigem soluções específicas, inscritas, por sua vez, nas soluções de grande escala.

Em um  ponto da rua podem coexistir tais funções e tais  meios de transporte; um pouco mais adiante, no entanto, é preciso  separá-los. E mais adiante, teremos que definir outras linhas de demarcação, outras combinações, outras formas de cruzamento, de montagem de fusão.

Neste contexto, os especialistas em urbanismo e transporte têm o seu papel alterado: não se fala mais em dar “a” solução, mas em colocar suas habilidades a serviço da negociação entre as diversas partes interessadas, para ajudar a construir compromissos aceitáveis para a maioria, articulando interesses locais e funcionamento do sistema urbano como um todo.

Em sociedades multifacetadas, a concepção e a gestão das ruas requerem novas responsabilidades daqueles que planejam, constroem, equipam e administram as cidades, já que as soluções pre-fabricadas , os modelos ideológicos e os dogmas urbanísticos são cada vez menos aplicáveis.

Os avanços da governança urbana e a crescente complexidade das cidades em movimento certamente complicam a tarefa dos urbanistas e dos especialistas em transporte, mas, por outro lado, esta expectativa faz aumentar o qualidade de suas intervenções.

Extrato de La Rue est à nous … tous !, por  François Acher

Pular para a barra de ferramentas