IVM CIDADE EM MOVIMENTO
A mobilidade é um tema social, não só uma questão de transporte. Para inovar, devemos observar a sociedade em seu conjunto. Instituto Cidade em Movimento (IVM): pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado.

Publicações

Mobilidade Urbana: Desafios e Sustentabilidade, com participação do IVM, é lançado

O livro “Mobilidade urbana: desafios e sustentabilidade”, com participação do IVM, é resultado de trabalhos conjuntos de grupos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Presbiteriana Mackenzie: “Direito administrativo contemporâneo” e “Direito e sustentabilidade”, ambos registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

img_4962

disponível para download em PDF e EPUB

[EPUB é compatível a softwares de leitura. Saiba como utilizar ao fim da matéria]

 

Andrea Gutierrez, IVM-América Latina, Andrés Borthagaray, diretor do IVM-América Latina e Bernardo Navarro, IVM-Internacional, representaram o instituto com capítulos no livro, discutindo, respectivamente, sobre direito à mobilidade e o marco jurídico da mobilidade na Cidade do México. “Mobilidade urbana: desafios e sustentabilidade” representa uma síntese sobre as discussões ocorridas no I Encontro Internacional de Direito Administrativo Contemporâneo e os Desafios da Sustentabilidade: Mobilidade Urbana, ocorrido na Universidade Presbiteriana Mackenzie em setembro de 2015. Participaram professores e alunos das Faculdades de Direito e de Arquitetura da Universidade Persbiteriana Mackenzie, professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Universidade de São Paulo (USP – campus Ribeirão Preto), Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco (México), Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de La Plata (Argentina, ambas), representantes do IVM – Instituto Cidade em Movimento, do instituto Mobilize Brasil e do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (Institute for Transportation and Development Policy – ITDP).

INTRODUÇÃO DO LIVRO

“Na atualidade, a mobilidade urbana constitui uma das problemáticas a serem enfrentadas nos grandes centros urbanos, essencial tanto para a produtividade econômica quanto para a garantia da qualidade de vida dos cidadãos. No Brasil, passados mais de 20 anos da promulgação da Constituição Federal, apenas em 2012 foram instituídas as diretrizes gerais aplicáveis à mobilidade urbana. A partir da edição da Lei Federal n.12587 em 3 de janeiro de 2012, cujo texto tramitou por 17 anos no Congresso Nacional, estabeleceram-se os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, além das normas gerais aplicáveis ao planejamento, à gestão e à regulação dos serviços de mobilidade urbana, e de seus respectivos instrumentos de apoio. Essa legislação pretendeu promover, além da melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município, a integração entre os diferentes modais de transporte. Diante disso, as linhas mestras para a normatização, fiscalização e prestação dos serviços de transporte público encontram-se previstas nesse diploma normativo. Entre as cidades latino-americanas que promoveram inovações jurídicas em matéria de mobilidade urbana, destacam-se Bogotá e Medellín na Colômbia.”

 

DOWNLOAD: Leia o livro na íntegra, em PDF ou em EPUB.

EPUB: Para ler o livro, o formato EPUB é compatível com aplicativos de leitura para dispositivos móveis ou computadores. Em dispositivos móveis, iBooks (Apple iOS) ou Google Books (Android) são necessários; no caso dos computadores, é necessário o download de algum desses softwares gratuitos: Adobe Digital Editions ou Calibre

Pular para a barra de ferramentas