Parklets transformam vagas de carro em espaço de convivência e descanso

Grupo de amigos se reúnem em espaço de convivência com bancos e floreiras, em São Paulo.

Grupo multidisciplinar reunido em espaço de convivência com bancos e floreiras, em São Paulo.

Motivados por transformar espaços públicos em áreas de convivência, um grupo de arquitetos, urbanistas e designers decidiu se unir para debater a cidade e repensar o espaço público. Dessa união de amigos surgiu o coletivo PARKL [IT] e, como primeiro projeto, o Parklet: transformação de vagas para estacionamento de carro em espaços públicos de convivência, com bancos de madeira e floreiras. Estas vagas transformadas são, segundo os responsáveis, resultado de  trabalho  colaborativo e diálogo com a população e  e visam oferecer opções de convívio mais sustentáveis por meio de zonas verdes.

A implantação do primeiro Parklet na cidade de São Paulo aconteceu em agosto 2013 durante o Festival de Design DW.

Desde então, a ideia de transformar o espaço destinado para dois carros em uma área de lazer e convívio continua a ganhar adeptos e a promover o debate por mais equidade e qualidade no uso do espaço público. O projeto engaja a comunidade local para a manutenção do espaço, priorizar ciclistas com a instalação de paraciclos pela cidade e incentiva a caminhada em lugar do deslocamento motorizado.

Helena Camargo, uma das idealizadoras do Parklet, avalia que a divulgação do projeto chama a sociedade para a relevância das ações em prol da mobilidade. “O Prêmio é uma oportunidade de divulgar os projetos de mobilidade e trazer a sociedade para esta discussão”.

Engajamento – Aproximadamente 300 pessoas são beneficiadas diariamente nessas zonas verdes que contam com a comunidade para fazer a manutenção do espaço. No local, o público pode desfrutar do espaço  para ler um livro, fazer refeições ao ar livre, descansar, namorar,  de maneira espontânea e gratuita.

 

Conheça, participe, divulgue PARKL[IT]

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções   logo premio