Olhe o Degrau recupera escadarias de São Paulo como passagens de qualidade

Imagem mostra a revitalização de passagem proposta pela equipe Olhe o Degrau.

Imagem mostra a revitalização de passagem proposta pela equipe Olhe o Degrau.

Para chamar a atenção da sociedade para a importância das escadarias espalhadas pela cidade, a iniciativa Olhe o Degrau, da organização Cidade Ativa, tem realizado uma séria de ações  em torno da escada da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo, para requalificar e revitalizar essa passagem. A ideia é recuperar a qualidade do espaço público das escadas  para que estas possam  ser utilizadas  como  espaços de encontro, de atalho seguro e agradável e até  mesmo para desfrutar de vistas panorâmicas.

O pontapé inicial se deu em maio de 2014, com o lançamento, em parceria com Cidadera, da plataforma colaborativa Olhe o Degrau para mapeamento das escadarias existentes na cidade, além do convite para a participação da comunidade que mora na região da escadaria em Pinheiros.

Para a equipe multidisciplinar do Cidade Ativa, o projeto permite dar mais visibilidade a estas passagens, sugerindo caminhos, apropriações, uma nova proposta para sinalização, na escala do pedestre, inclusão de diferentes sinaléticas e pinturas e  intervenções colaborativas.

Rafaella Basile, do Cidade Ativa, avalia que, de maneira geral,  as escadarias de São Paulo permanecem como lugares abandonados e sem uso, não sendo reconhecidas como parte da rede de espaços públicos da mobilidade.  Sendo assim, afirma que o  projeto Olhe o Degrau tem como objetivo conscientizar as pessoas da existência e potencialidade dessas escadarias como espaços fundamentais para os pedestres. “Colocar as escadarias no mapa é aumentar o reconhecimento sobre estes espaços e permitir que pessoas percebam que as escadarias podem ser parte de suas rotinas diárias, sendo incorporadas como atalhos em rotas de pedestres. Por isso, o Prêmio Mobilidade Minuto se coloca, junto com as iniciativas de mapeamento e sinalização propostas no projeto, como um meio importante para a conscientização dos cidadãos e para o aumento do reconhecimento desses espaços”.

O projeto piloto implantado em Pinheiros está beneficiando os moradores do entorno, assim como os pedestres que se utilizam desse caminho diariamente. Além da limpeza e qualificação do espaço, olhe o Degrau promove atividades como  pic-nics, festas públicas e abaixo-assinados que mobilizem a comunidade.

O IVM promove desde o início deste ano o Programa Passagens que trata de todas as conexões, interligações, passarelas, escadas – os espaços de transição do século 21. Conheça as atividades culturais, concursos e estudos que estão sendo realizados em cidades da Ásia, África, Europa e América no site Passagens internacional,   no blog Passagens,  e em nosso manifesto.

 

Conheça, participe, divulgue Olhe o Degrau

Vejas as demais iniciativas ganhadoras e menções  aqui